Project Description
Gastroenterologia
A gastroenterologia é um ramo da medicina que tem por intuito diagnosticar, investigar e cuidar de doenças relacionadas ao aparelho digestivo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestinos, pâncreas e fígado.
Esse especialista é capaz de realizar exames, prescrever medicamentos e procedimentos necessários. Também acompanha o possível desenvolvimento de doenças, se certificando do bom funcionamento dos órgãos do sistema digestivo.

Quando procurar um gastroenterologista?
Visitar o gastroenterologista é indicado quando há sintomas e desconfortos que envolvam órgãos relacionados à digestão, como o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado.
Assim, caso a pessoa sinta enjoo, dor abdominal, diarreia, aumento da barriga ou queimação no estômago, por exemplo, é indicado consultar um gastroenterologista.
Alguns sinais e sintomas característicos que envolvem órgãos relacionados à digestão são:
- Enjôo;
- Azia ou queimação no estômago;
- Refluxo;
- Vômitos;
- Alterações na digestão;
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Prisão de ventre;
- Gazes;
- Inchaço ou distensão abdominal.
Ao notar a presença de qualquer um desses sinais ou sintomas, procure um clínico geral ou vá diretamente ao gastroenterologista. Assim poderá identificar o motivo disso, para então fazer o tratamento adequado.
Doenças gastrointestinais tratadas pelo Gastro
Como dito antes, o médico gastroenterologista, ou simplesmente gastro, analisa e trata doenças relacionadas ao aparelho digestivo.
Sendo assim, ele é apto tanto para cuidar dos mais variados distúrbios desses órgãos, bem como prescrever tratamentos, realizar procedimentos cirúrgicos como cirurgia, entre outras.
Os problemas mais comuns tratados por um gastroenterologista são:
- Refluxo gastroesofágico, uma patologia que tem como principais sintomas azia, dor e queimação na região do estômago;
- Gastrite, que causa queimação e dor no estômago, bem como enjoo e má digestão;
- Úlcera gástrica, uma lesão intensa na parede do estômago, que pode ocorrer por diversos motivos, sendo os principais a gastrite e bactéria pylori, que coloniza a mucosa do estômago e gera danos;
- Pedra na vesícula, que tem como principais sintomas dor intensa e vômitos após comer;
- Hepatite e cirrose, doenças graves do fígado, que tem como sintoma olhos amarelos, vômitos, sangramentos e inchaço do abdômen;
- Síndrome do intestino irritável, doença com causa indefinida, que causa alterações no trato digestivo, como desconforto abdominal, gases, prisão de ventre e diarréia;
- Pancreatite, inflamação do pâncreas, causada por cálculos ou uso de bebidas alcoólicas em excesso;
- Doença inflamatória intestinal, doenças relacionada aos sistema imune, podendo causar diarreia e sangramentos no intestino;
- Intolerância à lactose, intolerância alimentar à proteína do leite, que causa diarreia e inchaço abdominal após ingerir leite e derivados.
- Hemorroidas, veias inflamadas e inchadas na região do reto e do ânus. Os principais sintomas são sangramento e dores fortes ao evacuar.
- Câncer, os mais diversos tipos que atingem o aparelho digestivo, entre eles carcinoma de estômago, esôfago, fígado e intestino.