Odontologia2022-04-11T17:43:02-03:00

Project Description

Odontologia

A Odontologia se concentra em estudar, prevenir e tratar as doenças que acometem o aparelho estomatognático (face, cavidade bucal e pescoço).

O profissional formado na área de odontologia é o odontólogo, popularmente conhecido como dentista.

Entenda quais as especialidades da área e quando marcar uma consulta. Confira!

Odontologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Quais são as especialidades da Odontologia?

Assim como na medicina, a Odontologia também possui várias especialidades. Algumas delas são:

Clínica geral

Assim como na medicina, na odontologia também há um profissional mais generalista. Ele realiza os procedimentos mais comuns e gerais, para depois encaminhar, se necessário, o paciente para algum especialista, de acordo com cada caso.

Os procedimentos mais realizados pelo clínico costumam ser:

  • Tratamento de cárie;
  • Remoção de tártaro;
  • Colocação de resinas;
  • Restaurações; entre outros serviços.

Odontopediatria

Como bem diz o nome, odontopediatra trabalha na prevenção, acompanhamento e tratamentos da saúde bucal e dentição de bebês, crianças e pré-adolescentes.

O acompanhamento com esse especialista deve ser iniciado antes da erupção dos dentes de leite. Ele poderá aconselhar os pais e responsáveis sobre hábitos deletérios, cuidados com a higiene bucal e atenção à quaisquer alterações na saúde bucal da criança.

Ortodontia

Essa é uma especialidade odontológica que trabalha na correção da posição dos dentes e dos ossos maxilares, caso estejam posicionados de maneira inadequada.

Conhecido por ser o dentista que cuida dos aparelhos, é um dos profissionais mais procurados.

Afinal, alterações nas estruturas da face e nos dentes podem desencadear diversos distúrbios, desde perda precoce dos elementos dentários até doenças que atingem o maxilar e mandíbula.

Estomatologia

Os estomatologistas são os profissionais que trabalham no diagnóstico das doenças da boca. Embora não seja uma especialidade tão conhecida pela população geral, são os mais indicados para analisar e tratar distúrbios da boca e dos ossos maxilares.

Eles são, inclusive, grandes aliados no diagnóstico precoce do câncer de boca.

Periodontia

O periodontista é o especialista que trata dos tecidos do periodonto, aqueles que dão sustentação para os dentes.

Ele ajuda a prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios e alterações que lesionam a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar.

Dentística

Mais conhecida como odontologia estética, é uma especialidade que une os cuidados com a beleza, com a atenção à saúde e funcionalidade do sorriso.

Dessa forma, atua desde a cosmética até a restauração dental, preservando e/ou devolvendo a integridade dos seus dentes. Ele é responsável por tornar o sorriso mais harmônico e funcional.

Implantodontia

Essa é a área da Odontologia age na reabilitação oral através do implante dentário.

O implante dentário busca tem por objetivo a restauração das funções estéticas e funcionais do paciente, devolvendo a autoestima e qualidade de vida do mesmo.

Endodontia

O especialista endodontista possui conhecimento sobre a formação e o tratamento de cáries mais profundas, sendo o profissional indicado para realizar o tratamento endodôntico, conhecido como tratamento de canal.

Além disso, ele age tratando fraturas e outras lesões que podem acometer a estrutura interior do dente (polpa)

Quando buscar um dentista?

Diferente do que muitas pessoas pensam, procurar o dentista deve ser algo regular, pois é essencial para manter em dia a saúde bucal e de todo o corpo.

Sendo assim, você não deve buscar o dentista somente quando sente algum desconforto, dor de dente ou passa por algum acidente que leva a perda do elemento dentário.

Na verdade, esse deve ser um hábito e fazer parte da rotina, assim como os check-ups médicos. Afinal, é na avaliação rotineira que o dentista poderá agir prevenindo doenças e tratando qualquer alteração desde o início do problema.

Por isso, o ideal é procurar o dentista desde a primeira infância, antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes. O acompanhamento deve ser feito por toda a vida, com frequência sugerida pelo profissional – sendo, geralmente, a cada 6 meses.

Em Natal, a Clínica Médica O Doutor oferece dentistas para tratamento clínico, estético e protético com excelentes profissionais, contando com ótimos preços e condições especiais. Faça sua avaliação odontológica grátis e conte com equipamentos modernos e equipe especializada.

Marque sua consulta
Ir ao Topo