Ortopedia2022-04-11T18:28:14-03:00

Project Description

Ortopedia

A Ortopedia, ou traumato-ortopedia, é um ramo da medicina que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de traumas e distúrbios que refletem no aparelho locomotor de um indivíduo, que envolve tendões, ossos, ligamentos e articulações.

A área tem relação direta com a traumatologia, especialidade que trata contusões causadas por lesões, como as fraturas ósseas.

Descubra mais sobre o que faz um ortopedista e quando procurar esse especialista. Confira!

Ortopedia em Natal - Clínica Médica O Doutor

O que faz o Ortopedista?

O Ortopedista é o médico que se especializa nessa área. Ele cuida da saúde do sistema locomotor, agindo em todos os sintomas, traumas, doenças e lesões.

Além disso, pode solicitar exames, prescrever medicamentos e fisioterapia para o paciente, a fim de reabilitar e devolver a qualidade de vida.

Por que buscar um Ortopedista?

É bem verdade que, seja por idade, cansaço ou sedentarismo, nós acabamos nos acostumando com as dores que aparecem por nosso corpo.

Por isso, é comum que as dores nas costas ou articulações em excesso acabem virando algo corriqueiro, que nem damos tanta atenção aos sintomas

Entretanto, sentir dor não é normal. Qualquer dor, sobretudo aquela recorrente, precisa ser investigada. Dores nas costas e articulações atrapalham o dia a dia do indivíduo e podem ser um alerta de uma doença ortopédica.

Sendo assim, todos devem buscar um Ortopedista quando sentem dores e incômodos que envolvem o aparelho locomotor.

Quais são os principais motivos para marcar uma consulta com o Ortopedista?

Como dito, você deve procurar um Ortopedista quando sente dores que envolvem os tendões, ossos, ligamentos e articulações.

Algumas das situações mais comuns que levam as pessoas ao Ortopedista são:

Dores de coluna

Dores na coluna que são paralisantes ou que duram por mais de duas semanas requerem uma atenção especial do paciente e do ortopedista.

Afinal, essas dores podem apontar desde uma lombalgia, aquela simples dor lombar por cansaço ou sedentarismo, até uma artrose, hérnia de disco, escoliose ou cervicalgia.

Traumas e lesões 

Acidentes são inevitáveis. Quedas, quebra do braço, do braço ou aquele mal jeito na coluna, por exemplo, são alguns dos traumas e lesões que o ortopedista é o profissional ideal para um tratamento assertivo.

Doenças crônicas

Caso haja histórico na família de osteoporose e osteopenia, a visita ao ortopedista e ou reumatologista com frequência é estimulada, sobretudo com o passar dos anos.

Realizar o exame de densitometria óssea para checar se há algum comprometimento dessa estrutura, é essencial.

Além disso, inflamações como a tendinite e bursite, comuns nas mãos, ombros e joelhos, também devem receber acompanhamento médico especializado. Isso porque essas doenças podem atingir diretamente a qualidade de vida e bem-estar do paciente.

Dores musculares

Dor ou o inchaço após exercícios físicos? Dores musculares frequentes tanto após longos períodos sentado ou em pé? O ideal é procurar um ortopedista.

Às vezes, uma simples visita ao médico, alinhada a mudanças na rotina, já garantem mais saúde e bem-estar.



Buscando um Ortopedista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, além de uma variedade de exames a sua disposição.

Estamos sempre prontos para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!

Marque sua consulta
Ir ao Topo