Otorrinolaringologia2021-12-13T09:44:27-03:00

Project Description

Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é um ramo da medicina que tem por intuito diagnosticar, investigar e cuidar das doenças ligadas ao ouvido, nariz e garganta, além das estruturas relacionadas a eles, como cabeça e pescoço.

O otorrinolaringologista é o profissional de medicina que se especializa nessa área. Ele estuda, diagnostica e trata dessas áreas de forma clínica e cirúrgica.

O termo “otorrinolaringologia” nasceu devido a uma aglutinação das palavras de origem grega oto (orelha), rino (nariz) e laringo (garganta).

Sendo assim, é um campo com inúmeras subespecialidades e que pode agir tanto de forma clínica quanto cirúrgica, realizando desde as cirurgias mais simples, como a de retirada das amígdalas, até as mais complexas, tais como as de retirada de tumores.

Fora isso, o otorrinolaringologista acompanha o desenvolvimento de possíveis doenças, se certificando do bom funcionamento do sistema ocular, além de prescrever tratamentos e correções para dificuldades na visão.

Otorrinolaringologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Por que ir ao otorrinolaringologista?

Muitas pessoas só procuram um otorrinolaringologista ao notar algum desconforto. Entretanto, muito além de cuidar de inflamações, a otorrinolaringologia é uma área que cuida de algumas das funções e dos sentidos e atividades mais fundamentais do nosso corpo, como o olfato, a fala, a respiração, a audição e o equilíbrio.

Desta forma, garantir o funcionamento perfeito dessas funções é essencial para assegurar uma vida saudável e o seu bem-estar.

Como em todas as áreas da medicina, a prevenção é necessária, sendo sempre a melhor escolha e, por isso, é indispensável manter as consultas frequentes.

Quais são as especialidades do otorrino?

Inicialmente, as especialidades de um otorrinolaringologista podem parecer amplas e um tanto vagas para quem tem um primeiro contato com a área.

Os campos de especialização no segmento de otorrinolaringologia são vários, mas as principais áreas de especialização são estas:

  • Imunoterapia: prevenção de gatilhos para alergia e medicação para tratar crises alérgicas;
  • Cirurgia plástica: facial ou reconstrutiva na região da face, pescoço e orelhas, sendo para fins estéticos ou funcionais;
  • Oncologia: remoção de tumores benignos ou malignos na cabeça, pescoço, nariz e garganta;
  • Laringologia: tratamento de problemas na garganta e na voz;
  • Otologia e neurotologia: cuidados de distúrbios na orelha, bem como distúrbios que tenham origem nos nervos e que afetem audição e ou equilíbrio;
  • Otorrinolaringologia pediátrica: tratamentos para crianças, desde alergias e infecções até problemas de formação e desenvolvimento congênitos;
  • Rinologia: distúrbios no nariz e de inflamação nasais, como por exemplo as rinites e sinusites.

Quando marcar a consulta com o otorrinolaringologista?

Fazer consultas ao otorrinolaringologista periodicamente é de extrema importância em todas as fases da vida.

Muitas vezes, a consulta com o otorrinolaringologista é indicada por outro médico, como clínico geral ou pediatra, ao identificar algum possível distúrbio no ouvido, nariz ou garganta.

Entretanto, é importante procurar esse profissional sempre que sentir algo fora do comum ou qualquer desconforto nessas áreas do corpo.

Na primeira infância, casos de otites e amigdalites costumam levar as crianças ao otorrinolaringologista.

Na vida adulta, é comum que rinites e sinusites frequentemente façam com que pacientes busquem o auxílio desse especialista.

Na terceira idade, surdez ou distúrbios relacionados ao equilíbrio são motivos para procurar pelo otorrino.

Entretanto, é sempre bom lembrar que prevenir é melhor que remediar. É importante procurar um otorrinolaringologista não somente ao perceber algum desconforto, mas também para prevenir doenças e manter a saúde em dia.

Buscando um Otorrinolaringologista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!

Marque sua consulta
Ir ao Topo