Psicologia2022-04-11T18:49:24-03:00

Project Description

Psicologia

A Psicologia é uma ciência que estuda a mente e o comportamento humano, bem como suas relações com o ambiente físico e social. O termo advém dos gregos psico (alma) e logía (estudo).

O Psicólogo é um profissional que se especializa nessa área. Ele é responsável por diagnosticar, compreender, explicar e tratar os mais diversos distúrbios e alterações dos comportamentos humanos.

Descubra mais sobre o que faz um psicólogo e quando procurar esse especialista neste post. Confira!

Psicologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Por que ir a um Psicólogo?

O psicólogo possui um papel indispensável em nossa sociedade, sobretudo na modernidade.

É importante entender que cuidar da saúde mental é tão importante quanto o cuidado com a saúde física. E ambos os cuidados precisam estar, inclusive, sempre alinhados para uma vida mais saudável e feliz.

A terapia, ou psicoterapia, nome dado ao processo em que pacientes dialogam com o psicólogo em busca de soluções para seu sofrimento emocional, é o primeiro grande passo para viver melhor.

Afinal, ela ajuda a minimizar os sintomas de muitos transtornos mentais e emocionais, impactando, inclusive, na saúde física do paciente.

Sendo assim, buscar uma psicoterapia tem relação direta com qualidade de vida e bem-estar, é como fazer um check-up geral com um médico. A mente e seus desdobramentos merecem tanta atenção quanto o restante do corpo.

Quando procurar um Psicólogo?

O Psicólogo é o profissional ideal para se buscar em diversos momentos da vida.

Seja quando está passando por um momento emocional difícil, como quando sofre com uma perda ou frustração, ou para buscar o autoconhecimento e uma melhor forma de lidar com as dificuldades que se apresentam na vida.

Dessa maneira, os principais motivos que levam as pessoas a buscarem um suporte psicológico são:

  • Insatisfação com a vida ou apatia geral
  • Problemas familiares
  • Traumas
  • Problemas para se relacionar
  • Autoconhecimento
  • Grandes perdas
  • Dificuldade em lidar com frustrações
  • Pensamentos e ou comportamentos autodestrutivos
  • Acompanhamento de transtornos mentais

Psicólogo é um profissional para todos

Ainda hoje, existe um grande tabu acerca do trabalho dos psicólogos. Isso porque muitas pessoas ainda acham que ir ao psicólogo é “coisa de louco” e que quem vai ao psicólogo é porque não está feliz.

Entretanto, esse é um pensamento extremamente retrógrado. A terapia é indispensável em diversos momentos e situações durante toda a nossa vida.

Seja por uma dificuldade em lidar com um evento pontual, como uma perda ou frustração, para tratar de transtornos que põem a saúde e a integridade do indivíduo em risco ou simplesmente para se conhecer melhor, a terapia é uma solução.

Por isso, é sempre bom reforçar que a terapia é para todos. Você não necessita de um motivo específico para começar.

Se você gostaria de se conhecer melhor ou percebe alguma coisa desajustada em sua vida, ainda que não saiba o que ou porque, já pode e deve procurar suporte psicológico com um Psicólogo.

Terapia não é sinônimo de fraqueza, mas de autocuidado e autoconhecimento. Cuide-se, a sua saúde mental também é importante.


Buscando um Psicólogo? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!
Marque sua consulta
Ir ao Topo