Urologia2022-04-11T17:55:58-03:00

Project Description

Urologia

A Urologia é um ramo da medicina que se concentra no diagnóstico, acompanhamento e tratamento clínico-cirúrgicos de doenças e distúrbios que acometem o trato urinário, bem como o sistema reprodutor dos homens.

Descubra o que faz esse profissional e quando procurá-lo neste artigo. Confira!

Urologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

O que faz o Urologista?

O Urologista é o médico especializado na área. Esse profissional cuida de toda a parte do trato urinário de homens e mulheres e dos órgãos do aparelho reprodutor masculino (testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis).

Ele examina pacientes com doenças e distúrbios como: incontinência urinária, infecção urinária, cálculos renais e outros tumores que afetam o trato urinário de mulheres e aparelho geniturinário dos homens.

Essa especialidade age não somente no atendimento clínico, mas também em procedimentos cirúrgicos. Ele também pode pedir exames, sendo os mais comuns:

  • Exames de sangue
  • Exame físico para avaliar os rins
  • Ultrassom
  • Exame de estudo urodinâmico, para avaliar a função da bexiga
  • Avaliação peniana

Urologia e câncer de próstata

O Câncer de Próstata, ou Neoplasia Maligna da Próstata, é o câncer que mais acomete homens no mundo, depois dos tumores de pele, sendo o segundo tumor mais letal.

O médico que cuida da próstata é o urologista e, por isso, é ele quem deve ser procurado.

Recomenda-se que os homens façam o exame de toque retal anualmente a partir dos 50 anos.  Entretanto, para homens que possuem histórico de câncer na família, especialmente o de próstata, o recomendado é começar as visitas regulares a partir dos 45 anos.

Dessa maneira, o urologista poderá avaliar o formato, o tamanho e a textura da próstata, além de identificar a presença de nódulos que podem indicar um tumor maligno.

Quando buscar um Urologista?

Homens e mulheres devem consultar o urologista ao apresentar sintomas que atingem o sistema urinário, como:

  • Dificuldades para urinar;
  • Dor nos rins;
  • Desconforto durante as relações sexuais;
  • Doenças sexualmente transmissíveis.

Já os homens, como vimos, devem anualmente buscar o especialista para avaliar a próstata de forma preventiva a partir dos 45 ou 50 anos, a fim de prevenir o câncer de próstata.

Além disso, caso haja irregularidades nos níveis de testosterona, o caso deve ser interpretado e tratado por um urologista.

Quais são as doenças tratadas pelo Urologista?

É importante entender que todas as doenças que englobam o sistema urinário e reprodutor masculino são tratadas pelo urologista.

Sendo assim, a visita ao profissional é essencial, servindo também como prevenção de doenças, acompanhamento, tratamento e diagnóstico delas.

Os principais distúrbios tratados pelo urologista são:

  • Doenças da próstata, como prostatite e câncer de próstata;
  • Doenças da bexiga, como cistite, incontinência urinária e câncer;
  • Cálculo renal;
  • Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, herpes genitais e HIV.

Se você acredita estar com algum problema urológico, não deixe de marcar a sua consulta com um urologista. Ele será capaz de fazer o diagnóstico correto e iniciar o tratamento mais assertivo.


Buscando um Urologista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, além de uma variedade de exames a sua disposição.

Estamos sempre prontos para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!

Marque sua consulta
Ir ao Topo