Check-Up Cardiológico: por que é importante para a saúde do seu coração?
O check-up cardiológico consiste na realização de uma bateria de exames e avaliações feitas por um cardiologista, com a finalidade de rastrear, identificar e prevenir doenças do coração.
Essa avaliação é importante para prevenir possíveis problemas cardíacos, como insuficiência ou infartos, verificando o estado de saúde do coração do paciente. É muito comum também, nessas consultas, a indicação ou contraindicação de modalidades físicas aos pacientes.
Saiba mais sobre quando fazer e como funciona uma consulta de rotina com um médico cardiologista no decorrer desse artigo!
Check-up cardiológico: quando fazer?
É sempre recomendado que o check-up com um médico cardiologista seja feito anualmente por todas as pessoas, mesmo as que não possuem uma indicação específica. Entretanto, existem casos em que as indicações são maiores, já que estes podem correr risco de sofrer alguma cardiopatia futuramente. Estes são:
- Homens acima de 45 anos;
- Mulheres após início da menopausa;
- Pessoas com histórico familiar de doenças cardiovasculares;
- Pessoas com hipertensão;
- Diabéticos;
- Obesos;
- Colesterol e triglicérides elevados;
- Fumantes;
- Portadores de doenças cardíacas;
- Praticantes de atividade física de alto impacto regular (como corrida, Triathlon, etc);
- Sedentários que querem iniciar atividade física.
Quais exames são feitos?
Ao ir para uma consulta de check-up cardiológico, o médico irá repassar alguns exames além de sua avaliação em consultório para compor o check-up.
Os exames mais comuns de serem feitos nessa avaliação, são:
- Eletrocardiograma
- Ecocardiograma
- Teste de esteira
- MAPA (Monitoramento Ambulatorial de Pressão Arterial)
- Holter
Além desses, é comum o cardiologista solicitar uma bateria de exames laboratoriais de rotina, como:
- Glicemia em jejum (para verificação de diabetes);
- Colesterol e suas frações;
- Triglicérides (geralmente estão elevados em pessoas acima do peso ou que consomem muito carboidrato. Hoje sabe-se que os triglicérides quando altos representam alto risco cardíaco);
- Troponina, CPK, CK-MB (marcadores musculares, usados na avaliação de infarto agudo do miocárdio. São solicitados a pacientes com histórico de infarto);
Quais são os benefícios de se fazer o check-up regularmente?
Doenças que afetam o coração podem passar despercebidas caso você não faça um acompanhamento regular da sua saúde. Muitos infartos acabam acontecendo e por mais que tenham sintomas antecedentes, eles podem não ser um alerta para o paciente. Além disso, acompanhar a saúde do seu coração pode prevenir problemas graves de acontecerem.
Sendo assim, alguns benefícios do check-up cardiológico envolvem:
- Reduz as chances de doenças cardíacas;
- Detecta doenças e condições em seu estado inicial;
- Reduz os gastos com cuidados gerais de saúde;
- Recomendar quais os melhores cuidados e hábitos para o dia a dia.
Que tal começar a cuidar mais de você e começar agora o acompanhamento da sua saúde? Na clínica O Doutor, você encontra uma equipe focada e especializada no melhor para a sua qualidade de vida. Entre em contato conosco e agende a sua próxima consulta com um médico cardiologista para realizar o seu check-up anual!