Agende agora!
Proctologia: Diagnóstico Preciso.
A Proctologia, ou coloproctologia, é um ramo da medicina que se concentra no estudo e realização de tratamentos clínicos-cirúrgicos de doenças do intestino delgado, intestino grosso, reto, canal anal e ânus.
O que faz o Proctologista?
O Proctologista, ou coloproctologista, é o médico que se especializa na área de Proctologia. Esse especialista tem o papel de estudar, diagnosticar e tratar doenças que acometem o intestino, reto e ânus.
Ele irá tratar de distúrbios malígnos e benígnos, tais como hemorróidas, fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, doenças sexualmente transmissíveis, prolapso retal, constipação, incontinência anal e outras doenças do intestino, reto e ânus, incluindo tumores cancerígenos ou não.
O proctologista também trata de questões sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, transmitidas sobretudo através do sexo anal desprotegido.
Proctologista X Urologista: qual a diferença?
Não é incomum que algumas pessoas criem uma confusão entre proctologia e urologia. Isso se dá, sobretudo, devido ao exame do toque retal masculino que, na verdade, é feito pelo urologista.
É importante entender que o urologista cuida dos órgãos do aparelho urinário masculino e feminino e do órgão sexual masculino. Essa especialidade dedica-se aos tratamentos de patologias dos rins, ureteres, bexiga, próstata, uretra e pênis.
Enquanto isso, os médicos proctologistas são indicados para cuidar de doenças no intestino, reto e ânus de homens e mulheres.
Dessa forma, quando se for necessária a avaliação de patologias retais e intestinais, o profissional a ser procurado é o proctologista.
Por que e quando buscar um Proctologista?
O proctologista pode ser procurado quando o paciente apresenta dor no reto, prurido anal, sangue vermelho vivo nas fezes, mudança na cor das fezes para escura ou vermelha, dor ao evacuar, nódulos e inchaços no anus
Esse especialista irá investigar, diagnosticar ou tratar de casos que vão desde constipação a doenças que acometem o intestino, reto e ânus.
Sendo assim, as principais razões para se buscar a ajuda do proctologista costuma ser:
- Tratamento de hemorróidas;
- Fissuras anais;
- Abcessos perianais;
- Fístulas perianais;
- Doenças sexualmente transmissíveis;
- Prolapso retal;
- Constipação;
- Incontinência anal;
- Nódulos retais e anais.
É indispensável procurar um especialista logo no início dos sintomas. Isso porque, por mais que pareça algo simples, o problema pode evoluir para uma doença mais grave.
Os cuidados e a prevenção são o principal caminho, visto que a maioria das doenças colorretais tem tratamento ou cura, mas o diagnóstico precoce é o primeiro passo para aumentar as chances de cura e evitar possíveis complicações.
Por isso, se você sentir algum desses sintomas, não deixe de marcar uma consulta com um proctologista de confiança.
Durante a consulta, lembre-se de contar ao especialista tudo que sente e se há histórico em sua família. Dessa maneira, ele poderá ter uma ampla visão de qualquer problema e, assim, conseguir um diagnóstico e tratamento mais assertivos.