Clínica Médica O Doutor - Natal/RN

Cardiologia2021-11-04T15:44:48-03:00

Project Description

Cardiologia

Cardiologista é o profissional da especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.

Cardiologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Cardiologia Preventiva

A Cardiologia Preventiva tem como foco a prevenção de doenças cardíacas e ou do sistema circulatório. Esse ramo da cardiologia age no tratamento dos fatores de risco, diminuindo ou mesmo evitando a chance do paciente desenvolver uma doença do coração. Não existe uma idade específica para iniciar as visitas periódicas a um cardiologista.

  • Na infância, caso a criança apresente problemas como sopro cardíaco, cansaço, cianose ou falta de ar.
  • Na adolescência, ao menos uma vez, para fazer uma avaliação de fatores como o peso, colesterol e pressão arterial.
  • Na vida adulta, de acordo com os fatores de risco ou sintomas identificados.

Sendo assim, a cardiologia preventiva trabalha especificamente com a prevenção dos problemas cardiovasculares, a fim de evitar maiores complicações no futuro do paciente.

Cardiologia Curativa

Como bem diz o nome, a Cardiologia Curativa tem como objetivo a cura e o tratamento das doenças desenvolvidas com o tempo ou congênitas. Esse é um ramo da medicina fundamentado no estudo dos sintomas das doenças para seu diagnóstico assertivo. Sendo assim, a cardiologia curativa acontece quando o paciente apresenta algum sintoma relacionado à doenças cardiovasculares. A partir disso, o cardiologista poderá diagnosticar e tratar o problema.

Qual a importância do cardiologista?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2040, os problemas cardiovasculares sofrerão um aumento de pelo menos 250%. A agência alega que esse aumento se dará em decorrência dos maus hábitos alimentares, falta de exercícios físicos e condições emocionais. Afinal, a saúde do coração está intrinsecamente ligada à saúde do corpo como um todo, incluindo a saúde da mente. Por isso, estresse, noites mal dormidas, má alimentação e sedentarismo também colaboram para que o coração enfraqueça.

Por isso, o profissional de cardiologia será cada vez mais necessário para a humanidade.

Quando buscar um cardiologista?

A prevenção é sempre o melhor caminho. Sendo assim, o momento ideal para buscar um cardiologista é quando se quer prevenir. Antes de praticar exercícios físicos, ao buscar novos hábitos alimentares, antes de qualquer procedimento cirúrgico, entre outras motivações. Muito além dessas situações pontuais, é importante lembrar que um acompanhamento regular com o cardiologista é sempre recomendado, em qualquer fase da vida.

Sendo assim, sempre que for fazer aquele check-up, não se esqueça de verificar o seu coração. E, é claro, caso você perceba qualquer sintoma incomum, na hesite, procure o seu cardiologista e cuide da sua saúde, ela é o seu bem mais precioso!

Buscando um Cardiologista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!

Marque sua consulta
Go to Top