Dermatologia2021-12-13T10:03:24-03:00

Project Description

Dermatologia

A Dermatologia é um ramo da medicina que se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e distúrbios de pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.

O dermatologista é o médico que se especializa nessa área. Além dos cuidados com a beleza, o dermatologista trabalha na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, inclusive as oncológicas, realização de procedimentos minimamente invasivos e diversos tipos de cirurgias.

Descubra mais sobre o que faz um dermatologista e quando procurar esse especialista neste post.

Dermatologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Por que ir a um Dermatologista?

É bem verdade que a grande maioria das pessoas pensa em procurar um dermatologista somente quando o problema está em fase avançada.

Porém, como em todas as áreas da medicina, buscar atendimento com rapidez, bem como a prevenção com consultas frequentes, é essencial.

Deixar o problema para depois acaba diminuindo as opções e a eficácia do tratamento. Sendo assim, caso perceba qualquer alteração na pele e seus anexos, não tarde em marcar uma consulta com o dermatologista.

Quais são os principais motivos para marcar uma consulta com o Dermatologista?

Como bem sabemos, a dermatologia analisa e trata doenças relacionadas à pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas.

Sendo assim, ele é apto tanto para cuidar dos mais variados distúrbios da pele e seus anexos, tanto prescrevendo tratamentos, quanto para a realização de procedimentos cirúrgicos.

A seguir, algumas das causas mais comuns para buscar um dermatologista.

Cuidar da pele

Manter os cuidados com a pele, o famoso skin care, é um dos principais motivos que levam as pessoas a procurarem por um dermatologista hoje em dia.

Ele pode ajudar você a entender as necessidades e limitações de seu tipo de pele e definir os principais cuidados, fazendo a indicação de cremes, sabonetes, protetores, entre outros produtos e tratamentos específicos para cada caso.

Problemas com as unhas

Se as unhas estão fracas, com manchas ou alterações anormais, buscar o dermatologista é a melhor solução.

Afinal, esses sintomas podem indicar micoses, psoríase, anemia e problemas na tireoide, entre outros distúrbios.

Queda de cabelo

É normal perder cabelos. Perdemos, aproximadamente, 120 fios por dia.

Entretanto, se você observar uma queda de cabelo maior que o normal, pode ser interessante procurar um dermatologista.

Excesso de suor

Ficar extremamente suado, em qualquer ocasião, pode gerar desconforto e até mesmo constrangimento.

A transpiração é natural para os seres humanos, mas se o suor está em excesso e interfere nas suas atividades rotineiras, um dermatologista pode ser indicado.

Manchas na pele

Embora a grande maioria das manchas que aparecem no nosso corpo seja considerada benigna, sem quaisquer riscos à saúde, é importante estar atento.

Afinal, o surgimento delas pode alertar que algo fora do comum está ocorrendo no nosso corpo. Por isso, ao notar qualquer alteração na pele, é importante buscar um profissional da área para diagnosticar corretamente e tirar as preocupações.

Envelhecimento e desgaste da pele

Imperfeições estéticas, como rugas no rosto, flacidez e estrias são problemas naturais, mas que incomodam muita gente.

A boa notícia é que, para isso, existem inúmeros procedimentos e tratamentos disponíveis, e o dermatologista é o profissional indicado para ajudá-lo a encontrar o tratamento e suporte adequado.

Alterações nos cabelos e couro cabeludo

Vem notando aquelas caspas brancas caindo pelos ombros? É importante procurar um médico dermatologista para avaliar o caso.

Caspas tem várias causas, inclusive a psoríase de couro cabeludo e infecções fúngicas. Somente esse profissional poderá diagnosticar e prescrever o tratamento mais adequado para o seu caso.

Quando devo procurar um dermatologista?

Quaisquer mudanças na pele, unhas, pelos e demais anexos, incluindo mudanças no aspecto e comportamento, indicam a necessidade de marcar uma consulta com um dermatologista.

Entretanto, assim como qualquer especialista, é importante lembrar que manter consultas frequentes é essencial para avaliar, diagnosticar, prevenir e tratar inúmeras doenças, distúrbios ou qualquer alteração.

Sendo, esteja sempre atento. Qualquer mudança na sua pele e anexos, procure um dermatologista para avaliar a situação. Dessa forma, você garante não somente a sua saúde e bem-estar, como também a autoestima.

Não deixe de procurar um profissional da dermatologia qualificado para atender às suas expectativas sempre que se fizer necessário.

Buscando um Dermatologista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!

Marque sua consulta
Ir ao Topo