Ginecologia2022-03-16T16:57:45-03:00

Project Description

Ginecologia

A ginecologia é uma área da medicina que tem como função diagnosticar, investigar e cuidar da saúde do aparelho reprodutor feminino, que inclui tanto a vagina, quanto os órgãos internos (trompas, útero e ovários).

O ginecologista é o profissional de medicina que se especializa nessa área. Ele age na prevenção e tratamento de diversas doenças, sendo elas patologias simples, como corrimentos e vaginites, até as mais complexas, tal como a infertilidade ou o câncer).

Além disso, o ginecologista orienta sobre o funcionamento normal do organismo feminino, ajuda na escolha de métodos contraceptivos e faz o acompanhamento da gravidez e do parto através da obstetrícia, dentre outras ações.

Ginecologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Ginecologia e Obstetrícia: qual a relação?

A obstetrícia é uma parte fundamental dentro da ginecologia. Afinal, essa é a área responsável por acompanhar o período gestacional, o parto e o pós-parto da mulher.

Entretanto, é importante entender que a obstetrícia é uma das diversas áreas da ginecologia. Mesmo que, de modo geral, as especializações aproximem bastante as duas áreas, onde a maioria dos ginecologistas são, também, obstetras.

A ginecologia é um campo mais amplo, abrangendo todos os cuidados da saúde da mulher, com foco em seu aparelho reprodutor, enquanto a obstetrícia tem foco no período gestacional, parto e pós-parto.

Sendo assim, apesar de estarem muito ligadas e relacionadas, podem atender situações bem diferentes.

Por que ir ao Ginecologista?

A ginecologia é uma das áreas da medicina que atua não somente no tratamento, mas sobretudo na prevenção de distúrbios que acometem o aparelho reprodutor feminino.

Sendo assim, é essencial para que se possa prevenir as mais diversas doenças, além de melhorar a vida sexual da mulher e ajudá-la a conhecer a si mesma, entender os sinais que seu corpo dá.

Dessa forma, é essencial reforçar que mesmo que não haja queixas, ir a consultas regularmente com o seu ginecologista pode trazer mais qualidade de vida e bem-estar, bem como prevenir doenças.

Quando marcar a consulta com o Ginecologista?

Buscar um ginecologista pode ser diferente em cada idade ou estágio da vida da mulher.

Na adolescência

A primeira consulta é ideal logo após a primeira menstruação, pois é a partir desse acontecimento que alguns cuidados e orientações precisam ser feitos.

Nessa fase, é essencial que haja a primeira consulta, para ter certeza que tudo está certo com os hormônios, ciclo menstrual, a idade da primeira menstruação, dentre outras coisas.

Porém, caso não haja a primeira consulta após a primeira menarca, é ideal que ela seja realizada antes do início da vida sexual. Assim, o ginecologista poderá orientar a jovem para que tenha uma vida sexual segura e saudável.

Na vida adulta

Neste momento da vida, a visita ao ginecologista pode se dar por vários motivos, dentre eles:

  • Sanar dúvidas gerais;
  • Pedir orientações variadas, desde higiene ginecológica até coisas que podem melhorar a saúde e vida sexual;
  • Consultas e exames de rotina, os famosos check-ups anuais ou semestrais;
  • Prevenir e/ou tratar quaisquer quadros ou doenças.

Na prevenção, a visita anual costuma ser uma boa frequência. Assim, é possível tirar dúvidas, receber orientações, fazer exames rotineiros e manter sua saúde ginecológica em dia.

Logo, se surgirem sintomas como visão turva ou dificuldade de enxergar à noite, é preciso procurar atendimento com o oftalmologista. Além disso, a visita anual é, como sempre, extremamente recomendada.

Na obtenção de um diagnóstico, é essencial que você procure o ginecologista ao perceber alguma anormalidade no seu corpo, seja ela sintomática ou alterações físicas.

Alguns sintomas podem ser um alerta para marcar uma consulta, tais como:

  • Menstruação atrasada;
  • Falta de menstruação;
  • Sangramento excessivo;
  • Dores na pelve;
  • Corrimentos;
  • Caroços na vagina ou vulva;
  • Dores durante a relação sexual.

Na gravidez, o ginecologista obstetra se faz essencial. É indispensável que a mulher gestante compareça às consultas de pré-natal. Dessa forma, ela poderá se assegurar de que tudo está bem a sua saúde e a de seu bebê, bem como garantir um parto seguro.

Por fim, é importante reafirmar que não é indicado esperar qualquer distúrbio aparecer para procurar um ginecologista, pois a prevenção é a melhor opção para garantir uma vida longa, saudável e garantir o seu bem-estar.

Buscando um Ginecologista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado, além de uma ampla gama de exames, como o preventivo e a colonoscopia.

Marque sua consulta
Ir ao Topo