Oftalmologia2021-11-04T19:52:42-03:00

Project Description

Oftalmologia

A oftalmologia é um ramo da medicina que tem por intuito diagnosticar, investigar e cuidar de doenças oculares, ou seja, relacionadas aos olhos.

O oftalmologista é o profissional de medicina que se especializa nessa área. Ele estuda, diagnostica e trata dos olhos.

Além disso, acompanha o possível desenvolvimento de doenças, se certificando do bom funcionamento do sistema ocular, além de prescrever tratamentos e correções para dificuldades na visão.

Oftalmologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Por que ir ao Oftalmologista?

Grande parte das pessoas pensa em procurar um oftalmologista apenas quando está com dificuldade para enxergar e acredita que precisa usar óculos.

Entretanto, como em todas as áreas da medicina, a prevenção é essencial, sendo sempre a melhor escolha e, por isso, é indispensável manter consultas frequentes. É importante reforçar que mesmo que não haja queixas, ir a consultas regularmente previne que doenças oculares apareçam e, caso haja alterações, o oftalmologista poderá analisar precocemente.

Doenças oftalmológicas

Como dito antes, o médico oftalmologista analisa e trata doenças relacionadas ao olho e a visão.

Sendo assim, ele é apto tanto para cuidar da correção de distúrbios da visão e prescrever tratamentos, quanto para a realização de procedimentos cirúrgicos como cirurgia refrativa, retina, glaucoma, vias lacrimais, plástica ocular, entre outras.

Os problemas mais comuns são:

  • Ambliopia;
  • Astigmatismo;
  • Catarata;
  • Degeneração Macular;
  • Estrabismo;
  • Glaucoma;
  • Hipermetropia;
  • Miopia;
  • Pterígio;
  • Retinopatia Diabética.

Embora a maioria destas doenças sejam simples, é importante salientar que o Glaucoma e a Retinopatia diabética devem ter um cuidado especial para diagnosticar o quanto antes, pois são doenças que podem causar cegueira irreversível.

A Catarata, que também pode causar cegueira, é reversível. Entretanto, é importante um diagnóstico precoce para começar o tratamento com o oftalmologista o quanto antes.

Quando marcar a consulta com o oftalmologista?

Fazer consultas ao oftalmologista periodicamente é de extrema importância. Isso pode prevenir doenças oculares, por isso, seja em qualquer etapa da vida, faz-se essencial.

Na infância, o teste do olhinho é indicado para verificar precocemente doenças na visão do bebê. Caso não haja alterações, a primeira visita ao oftalmologista deve ocorrer entre os três e quatro anos de idade. Isso porque é nessa fase que a criança inicia o processo de alfabetização.

Após isso, recomenda-se que as consultas ocorram anualmente, com o intuito de acompanhar o desenvolvimento visual da criança e o possível surgimento de alterações comuns, como a miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Na adolescência, há o salto no desenvolvimento do indivíduo, além dos hábitos comuns da idade, como uso de telas por mais tempo, fazendo-se necessários exames de visão feitos regularmente. As visitas ao oftalmologista, como dito, devem acontecer pelo menos uma vez ao ano.

Na fase adulta, pode ocorrer o aparecimento de doenças que comprometem a retina, podendo naturalmente ou por hábitos não saudáveis.

Logo, se surgirem sintomas como visão turva ou dificuldade de enxergar à noite, é preciso procurar atendimento com o oftalmologista. Além disso, a visita anual é, como sempre, extremamente recomendada.

Na velhice, é ainda mais importante ir a consultas oftalmológicas todos os anos, pois nesse período podem aparecer alterações em razão do avançar da idade.

Em resumo, não é indicado esperar as dificuldades de enxergar aparecerem para marcar uma consulta com o oftalmologista, pois a prevenção é a melhor saída para garantir saúde e bem-estar.

Buscando um Oftalmologista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!

Marque sua consulta
Ir ao Topo