Pneumologia2022-02-09T19:11:59-03:00

Project Description

Pneumologia

A Pneumologia é uma especialidade da medicina que estuda o sistema respiratório, sobretudo as vias respiratórias inferiores (traqueia e brônquios), pulmões e pleura (tecido que recobre os pulmões).

Além dessas áreas, também avalia o mediastino (área do corpo que se fica entre os pulmões).

Ou seja, o Pneumologista, como é chamado o especialista desta área, é um profissional formado em medicina e especializado no diagnóstico, tratamento e cura de doenças pulmonares.

Pneumologista em Natal - Clínica Médica O Doutor

Quando procurar um Pneumologista?

Como dito anteriormente, esse profissional trata doenças relacionadas ao sistema respiratório, em específico os pulmões.

Sendo assim, é indicado buscar um pneumologista quando for percebido sinais de cansaço sem esforço, falta de ar, rouquidão e dor ou chiado no peito.

Em casos de tosse com sangue, a busca deve ser imediata.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a consulta com o pneumologista não deve ser feita somente para diagnosticar a pneumonia, mas também outros tipos de doenças que acometem os pulmões.

Sendo assim, é essencialmente importante procurar o atendimento com esse especialista para o diagnóstico e tratamento de qualquer patologia que afete esse órgão.

O que acontece na primeira consulta com um Pneumologista? 

Cada especialista costuma guiar a sua consulta do seu modo, mas, de modo geral, quando o paciente procura este médico para um check-up rotineiro, o pneumologista fará algumas perguntas.

Questões como histórico de doenças na família, tabagismo, profissão, uso de remédios, qualidade de sono, entre outros, podem ser questionados, para que o pneumologista entenda os riscos que o paciente está exposto e como evitar danos.

Em seguida, ele irá realizar um exame clínico no consultório e poderá pedir outros exames, sempre dependendo do caso.

Entretanto, se a procura pelo médico é para entender algum sintoma pré existente, a consulta será completamente focada nisso. Além das perguntas rotineiras, ele irá analisar os sintomas descritos e procurar a sua causa.

Para isso, poderá pedir exames variados para verificar melhor a situação, tais como radiografia ou tomografia.

Somente após essa análise minuciosa, verificando os sintomas e o resultado dos exames, o médico irá iniciar o tratamento mais adequado para o caso.

Mas é sempre bom lembrar que o tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do médico e do histórico do paciente.

Dessa forma, esse especialista pode receitar remédios, antibióticos, iniciar tratamento de doenças como câncer, por exemplo, e até mesmo indicar a realização de cirurgias, em caso de tumores.

Doenças tratadas pelo Pneumologista

As doenças do pulmão podem ser causadas por inúmeros fatores, desde poluição e fumaça de cigarros, até relação com problemas alérgicos. Sendo assim, o pneumologista trata diversas doenças, tais como:

  • Pneumonia;
  • Asma;
  • Bronquite;
  • Enfisema pulmonar;
  • Insuficiência respiratória;
  • Tuberculose;
  • Câncer de pulmão;
  • Coqueluche;
  • Embolia;
  • Pleurisia;
  • Tosse crônica;
  • Transtornos respiratórios variados;
  • Sequelas respiratórias da COVID-19.

Sendo assim, é importante ter atenção a qualquer sinal de doenças respiratórias, principalmente quando o tempo está muito seco ou as temperaturas estão muito baixas, ou se você estiver infectado com algum vírus, como o da gripe ou da COVID-19.

Ao menor sinal de problemas no trato respiratório, não pense duas vezes antes de buscar suporte médico.


Buscando um Pneumologista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!

Marque sua consulta
Ir ao Topo