Colesterol alto: saiba como tratar!

O colesterol alto é um problema sério que afeta grande parte dos brasileiros – segundo pesquisa, 4 em cada 10 pessoas apresentam a doença. Basicamente, 40% da população precisa baixar o colesterol.

O problema é: nem todos sabem como baixar o colesterol. Com isso, eles se mantém com o risco do acúmulo de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Tendo o fluxo sanguíneo dificultado, é maior a chance do infarto e AVC.

Porém, prosseguindo com a leitura do artigo, você vai entender mais sobre esse problema e como alcançar um nível de colesterol normal!

Antes de tudo, o que é colesterol?

11% dos brasileiros nunca fez um exame de colesterol. 70% só o realizou após os 45 anos.” (fonte: Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC)

O colesterol se trata de um tipo de gordura produzido pelo fígado que pode ser encontrado naturalmente no corpo e em alimentos. Cerca de 70% da gordura é produzida pelo corpo, enquanto o restante vem pela alimentação.

Essa gordura é responsável pela sintetização de hormônios importantes, como a testosterona e o estrógeno. Também está presente na produção da vitamina D e como componente das membranas celulares.

Ele pode ser encontrado em 4 formas:

  • Colesterol LDL, que é conhecido como colesterol ruim;
  • Colesterol HDL, que é conhecido como colesterol bom e realiza a limpeza do LDL das artérias;
  • Colesterol VLDL, que entrega o colesterol e triglicérides para os outros tecidos;
  • Colesterol Total, que deve estar sempre abaixo de 190 mg/dl.

Quando surge o colesterol alto?

O colesterol alto ocorre quando as taxas de gordura no sangue se encontram muito elevadas. Normalmente, isso surge pelo grande consumo de alimentos ricos em gordura, o que leva o fígado a produzir mais colesterol que o necessário.

Com a produção excessiva, o colesterol normal tem um aumento para níveis que não são saudáveis. Tendo o excesso de colesterol LDL, há o acúmulo das placas de gordura nos vasos sanguíneos, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Quais são as causas do colesterol alto?

Em geral, a maior causa do colesterol alto é o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e a falta de exercícios físicos. Fumar e beber muito também são outras possíveis causas. Dessa forma, são razões que se encontram sob o controle das pessoas.

Porém, há fatores de risco que aumentam as chances de surgimento do colesterol alto, como:

  • Sexo/idade: mulheres que se encontram na menopausa apresentam maior risco do colesterol alto. A partir dessa fase da vida, os níveis do colesterol LDL tendem a ser mais elevados do que nos homens;
  • Histórico familiar: se há presença do colesterol alto na sua família, é mais fácil de herdar os níveis elevados de colesterol LDL;
  • Obesidade: o risco de colesterol alto é maior para pessoas com Índice de Massa Corporal (IMC) de 30 ou mais;
  • Diabetes: o público com diabetes mellitus apresenta baixos níveis de colesterol HDL e altos de LDL.

Quais são os sintomas do colesterol alto?

Não é possível apontar os sintomas do colesterol alto, já que não é algo que costuma provocar sintomas no corpo. Mesmo com taxas elevadíssimas, ainda apresenta um quadro de saúde silencioso.

O máximo que pode surgir são: dor no peito, falta de ar e palpitação, que são sintomas relacionados às doenças associadas com o aumento dos níveis. Dessa forma, a única maneira de atestar a presença do colesterol alto é pelo exame de sangue.

Caso apresente algum dos fatores de risco citados anteriormente, é importante buscar logo pela ajuda médica para verificar. Os especialistas com quem pode contar são o clínico geral, endocrinologista e o cardiologista.

Colesterol alto: como você pode tratar?

Após toda essa informação, chegamos no ponto importante: como baixar o colesterol. Você entendeu que a maior causa é o seu estilo de vida, com forte presença de alimentos ricos em gordura e ausência de atividades físicas.

Dessa maneira, o maior passo para baixar o colesterol é adotar uma dieta para o colesterol alto e começar a prática de exercícios físicos.

Dieta para o colesterol alto

Para retomar o colesterol normal, é importante reduzir os alimentos de origem animal, como a carne vermelha. No lugar deles, você deve trazer uma dieta rica em frutas e verduras, que são pobres em gordura.

Na dieta para o colesterol alto, você pode colocar:

  • Aveia;
  • Soja;
  • Antioxidantes, que podem ser encontrados em frutas e verduras ricas nas vitaminas C, E e betacaroteno;
  • Óleos vegetais;
  • Álcool em pequenas doses;
  • Chocolate amargo, com limite de 20 gramas por dia;
  • Suco de hortelã.

Exercícios físicos

Em qualquer programa para combater o colesterol alto, é necessário a prática de atividades físicas. Elas são capazes de reduzir o LDL e aumentar o HDL, pois deixam a enzima lipase mais eficaz (ela produz o HDL).

Porém, para que tenham efeito, é importante que as práticas físicas sejam feitas de forma regular. Basicamente, devem ser realizadas todo dia, tendo uma duração de pelo menos 40 minutos.

O principal tipo de atividade que pode praticar são os exercícios aeróbicos, como a natação, corrida e caminhada.

Conclusão

Como baixar o colesterol alto tendo predisposição genética para esse problema? Bem, as recomendações permanecem, com o adicional de que deve evitar o fumo e o álcool em excesso.

Porém, o melhor a se fazer contra o colesterol alto é contar com o acompanhamento profissional. Marque sua consulta agora e comece um plano de combate contra a doença com um dos profissionais da clínica O Doutor!

Por |2022-05-02T20:02:19-03:0002/05/2022|Exame, odoutor, Saúde|Comentários desativados em Colesterol alto: saiba como tratar!

Compartilhe esta história, escolha sua plataforma!

Ir ao Topo