Dor na coluna: Qual médico devo procurar?

A dor na coluna ou dor nas costas é, na maioria dos casos, um problema de origem muscular. Nisso, pode ser causada por uma postura errada, cansaço, excesso de estresse, falta de exercício etc. – problemas até fáceis de resolver.

Porém, também pode ser derivada de patologias na coluna, como espondilite anquilosante, hérnia de disco, cálculos renais etc. Nesses casos, é necessário um tratamento mais profundo do problema.

E aí chegamos na grande questão: qual é o médico especialista em coluna? Prossiga com a leitura do artigo e veja o que pode ser a dor na coluna e como aliviar essa dor!

Antes de tudo, o que é a dor na coluna?

“A dor nas costas é um sintoma bastante comum, sendo observado em 80% da população mundial em algum momento da vida.” (fonte: Organização Mundial da Saúde – OMS)

A dor na coluna ou dor nas costas é um problema de origem musculoesquelética, que pode ser causado por maus hábitos ou patologias. Esse problema pode se instalar de maneira gradual ou surgir de forma “repentina”.

A dor ocorre na coluna vertebral, que se divide em quatro regiões. A dor na coluna é classificada como raquialgia, quando é uma dor geral. Porém, ela é distinguida em 3 tipos:

  • Cervicalgia, que é uma dor na região cervical
  • Dorsalgia, que é uma dor na região dorsal
  • Lombalgia, que é uma dor na região lombar

Além disso, há a ciatalgia, que é uma dor que irradia de uma parte da coluna para as outras ou até mesmo para diferentes regiões.

Por fim, a dor nas costas pode ser classificada em lateralidade, se localizando nas laterais (esquerda ou direita) ou no meio da coluna.

Qual é o médico especialista em coluna que deve procurar?

Se estiver sentindo um incômodo inespecífico na região das costas, você deve procurar primeiro um clínico geral. Ele realizará uma avaliação geral, que servirá para o encaminhamento a um especialista.

O médico especialista em coluna pode ser, dependendo da origem da dor, um:

  • Ortopedista
  • Reumatologista
  • Neurocirurgião
  • Fisiatra

A partir desses profissionais, é possível descobrir o que pode ser a dor na coluna!

O que pode ser a dor na coluna?

O tratamento para a dor na coluna depende do tipo de dor e da localização dela. Dependendo dessas características, a solução vai variar bastante. Por isso, vamos conhecer as principais causas do problema!

1. Desequilíbrio na pelve

A pelve se trata da estrutura que conecta o tronco aos membros inferiores, assumindo assim um papel bastante importante no equilíbrio da postura. Quando há o desequilíbrio aqui, ocorre instabilidade na musculatura e má postura.

E o que causa isso? Geralmente, encurtamento da musculatura da pelve, obesidade e sobrepeso ou gravidez.

2. Hábitos pouco saudáveis

O sedentarismo aumenta o risco por enfraquecer a musculatura abdominal, pélvica e das costas, sendo geralmente associado à lombalgia. Já o tabagismo leva ao desgaste dos discos intervertebrais, o que gera atrito entre vértebras e inflamação muscular.

3. Obesidade

Com a obesidade e o sobrepeso, ocorre uma sobrecarga sobre as vértebras da coluna e as articulações. Além disso, elas promovem processos inflamatórios por todo o corpo, deterioração dos discos vertebrais e a redução do fluxo sanguíneo pela aterosclerose.

4. Postura errada

Quando você não consegue manter a postura correta, acaba contribuindo para alterações estruturais na coluna e também para o endurecimento das articulações. Além disso, leva ao encurtamento dos músculos.

Com isso, é possível ter dor na coluna cervical, na lombar e no meio das costas!

5. Excesso de estresse

O estresse não é apenas uma dor emocional, mas também física, pois o organismo libera hormônios na corrente sanguínea que causam rigidez ou tensão muscular. Com isso, pode gerar dor na coluna vertebral, principalmente na lombar.

6. Hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema decorrente da ruptura no revestimento de um disco vertebral. Quando isso ocorre, o conteúdo do disco pode extravasar e causar a compressão dos nervos, levando a dores nas pernas ou nos braços.

Com isso, pode gerar uma dor na lombar!

7. Espondilite anquilosante

A espondilite anquilosante se trata de uma inflamação que ocorre na coluna, nas grandes articulações e nos dedos dos pés. Em geral, causa uma dor maior durante a noite e pela manhã.

8. Fibromialgia

A fibromialgia se trata de uma dor crônica sem causa específica que promove rigidez muscular. Com isso, leva à dor em qualquer parte da coluna vertebral.

9. Problemas de curvatura da coluna

Há três problemas que afetam a curvatura normal da coluna e levam à dor intensa nessa região:

  • Escoliose: se trata da curvatura anormal da coluna
  • Cifose: se trata do arqueamento da coluna, que deixa você corcunda
  • Lordose: se trata do arqueamento da coluna, só que para dentro dela

Qual é o tratamento para a dor na coluna?

O tratamento depende da causa subjacente e costuma ser definido pelo médico especialista de acordo com a patologia. Há os tratamentos conservadores, que permitem o alívio dos sintomas, e os tratamentos cirúrgicos. Eles são:

  • Medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares
  • Tratamentos caseiros, como a aplicação de gelo durante 15 minutos, 3 a 4 vezes por dia. Depois, deve aplicar calor para os músculos relaxarem
  • Repouso e cessação de atividades esportivas
  • Fisioterapia
  • Coletes ou ortóteses
  • Intervenções menos invasivas, como infiltrações articulares, bloqueios nervosos e radiofrequência
  • Cirurgias mais definitivas!

Conclusão

A dor na coluna pode parecer um problema simples, mas em muitos é o principal sinal de um problema mais sério. Por isso que você deve buscar por um médico especialista no momento em que começa a sentir incômodos inespecíficos na coluna.

Na clínica O Doutor, você encontra especialistas em dor na coluna que podem resolver o seu problema por valores acessíveis. Agende a sua consulta agora e resolva imediatamente o seu problema!

Por |2022-06-01T14:44:25-03:0001/06/2022|Exame, odoutor, Saúde|Comentários desativados em Dor na coluna: Qual médico devo procurar?

Compartilhe esta história, escolha sua plataforma!

Ir ao Topo