Obstetrícia2022-02-09T18:57:19-03:00

Project Description

Obstetrícia

A Obstetrícia é a especialidade médica que cuida da saúde da mulher desde o momento em que ela decide engravidar, até o parto.

Atrelada a Ginecologia, abarca desde os aspectos fisiológicos (normais) e até os patológicos (doenças) da mulher gestante, do pré-natal ao parto e puerpério.

É o Obstetra, profissional especialista dessa área, quem solicita os exames necessários para verificar a saúde da mãe e do bebê. Ele deverá acompanhar a mulher em todo o processo pré, durante e pós gestacional.

Obstetrícia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Ginecologista e Obstetra são a mesma coisa?

Muita gente não sabe, mas ginecologistas e obstetras não são a mesma coisa. Isso porque nem todo ginecologista é obstetra. Embora a obstetrícia seja parte fundamental da área de ginecologia, os profissionais têm funções diferentes.

O Ginecologia é o profissional especializado em avaliar a saúde do sistema reprodutor feminino, acompanhando-a desde a primeira menstruação até o período pós-menopausa.

Enquanto isso, o Obstetra é responsável por acompanhar especificamente o processo gestacional da mulher, desde o planejamento da gravidez até o período pós-parto.

Sendo assim, apesar de estarem muito ligadas e relacionadas, podem atender situações bem diferentes.

O que faz um Obstetra?

Como dito anteriormente, obstetra é o médico que acompanha todo o processo de gestação, começando antes mesmo da gestação, no planejamento, e seguindo com a paciente até o pós parto.

Suas principais funções são fazer: a orientação pré-concepcional, diagnóstico da gravidez, acompanhamento do desenvolvimento do bebê, identificação de possíveis alterações genéticas, realização do pré-natal, avaliação da saúde da mulher durante a gestação e no pós-parto, avaliar a saúde do assoalho pélvico, realizar o parto e acompanhar o puerpério.

Quando marcar uma consulta com o Obstetra?

As visitas ao Obstetra devem ser iniciadas quando a mulher toma a decisão de engravidar.

A partir do momento em que a paciente decide engravidar, serão realizados alguns exames que permitam que o especialista verifique se os níveis hormonais da mulher estão saudáveis, além da capacidade ovulatória e a saúde do assoalho pélvico.

Além disso, também podem ser solicitados outros exames para verificar a saúde da mulher como um todo.

Sendo confirmada a gravidez, as consultas de pré-natal começam. Elas devem acontecer pelo menos 1 vez ao mês ou de acordo com a frequência solicitada pelo obstetra, até a semana 35, para que seja acompanhada periodicamente a saúde da mulher e o desenvolvimento da criança.

Com o nascimento do bebê se aproximando, as visitas de acompanhamento pré-natal podem ser feitas a cada 8 ou 15 dias, de acordo com a solicitação do médico, pois cada caso é um caso.

Após o nascimento do bebê, recomenda-se que as consultas com o obstetra se mantenham durante, pelo menos, 1 mês e meio, prezando a avaliação contínua da saúde da mulher, prestando sempre atenção a possíveis infecções e demais patologias, inclusive a depressão pós parto.


Buscando um Obstetra? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado.

Além disso, oferecemos uma ampla gama de exames, para que o seu pré-natal seja feito de forma tranquila e segura.

Marque sua consulta
Ir ao Topo