(84) 98726-2445   Av. Nevaldo Rocha, 3545 - Lagoa Seca, Natal - RN, 59022-385

Segunda a sexta-feira, 7h-18h - Sábados, 7h-12h

BlogInfecçãoodoutorSaúdeO que é a varíola dos macacos? Veja tudo o que você precisa saber.

O que é a varíola dos macacos? Veja tudo o que você precisa saber.

O Que É A Varíola Dos Macacos Veja Tudo O Que Você Precisa Saber.

A varíola dos macacos (também conhecida como Monkeypox) é causada pelo vírus do gênero Orthopoxvirus, pertencente à mesma família do vírus que causa a varíola (doença extinta na década de 80). Esse vírus costuma estar presente em roedores e pode ser transmitido de pessoa para pessoa, através do contato próximo. Continue neste artigo para entender mais sobre essa zoonose viral.

Como acontece a transmissão?

A Monkeypox pode ser transmitida de pessoa para pessoa via contato próximo durante muito tempo, devido às secreções respiratórias que são liberadas ao tossir ou falar, por exemplo. Outra forma de transmissão é o contato físico direto, já que um dos sintomas da doença são bolhas e feridas no corpo, que possuem secreções. Nesse caso, o contato com essas feridas ou outros objetos contaminados também é perigoso.

A presença de lesões na região genital também aumenta o risco de transmissão da varíola dos macacos através da relação sexual.

A transmissão via contato físico ou respiratório pode acontecer em qualquer momento dos sintomas da doença. Além disso, mulheres grávidas também podem transmitir a doença para o bebê através da placenta.

Quais são os sintomas?

Os primeiros sintomas da doença são:

  • Bolhas e feridas na pele, que coçam e doem;
  • Febre;
  • Calafrios;
  • Dor de cabeça;
  • Dor muscular;
  • Cansaço excessivo,
  • Dor nas costas.

Tais sintomas podem surgir entre 5 a 21 dias após o contato com o vírus e duram cerca de 14 a 21 dias no corpo. As feridas podem surgir desde o início dos sintomas ou começar mais tarde, aparecendo primeiro na cabeça e depois descendo pelo pescoço, tronco, até as extremidades do corpo. Em alguns casos, pode também surgir bolhas e feridas na região genital, além de inchaço no pênis e dor na região anal.

Como diagnosticar alguém com a doença?

O diagnóstico pode ser feito por um clínico geral ou infectologista. Existe o exame RT-PCR que foi criado para verificar a confirmação de Monkeypox no corpo das pessoas. Esse exame é feito com uma amostra da secreção da ferida ou da crosta da ferida para testagem.

Como é feito o tratamento?

Os sintomas da varíola dos macacos costumam desaparecer após algumas semanas, por isso, geralmente não é feito nenhum tratamento específico. Entretanto, em alguns casos, o médico pode receitar medicamentos com o objetivo de aliviar as dores e sintomas atuais.

Também é muito importante que o doente faça um isolamento em sua casa, para evitar a transmissão para outras pessoas.

Como prevenir a infecção?

  • Evitar o contato próximo com pessoas diagnosticadas com a doença;
  • Evitar tocar nas bolhas ou entrar em contato com a roupa, roupa de cama, toalha e objetos de uso pessoal de pessoas que possuem sinais e sintomas de varíola dos macacos;
  • Desinfetar e lavar bem as mãos com água e sabão;
  • Usar máscaras de proteção;
  • Evitar ter relações sexuais com pessoas desconhecidas e sem proteção.

O consumo de carnes cruas ou mal cozidas também pode ser perigoso, já que a doença pode ser transmitida via animais. Evitar o contato e proximidade com animais silvestres também é muito importante para prevenir o contágio.

Agora você está por dentro dessa zoonose que vem preocupando cada vez mais as pessoas. O importante é se cuidar e seguir todas as recomendações de prevenção, tanto com o objetivo de não se infectar com a doença, quanto o de recuperação em casos de infecções comprovadas.

Está com sintomas parecidos com os da varíola dos macacos? Aqui na clínica O Doutor, nós temos médicos especialistas a todo o momento para você. Agende agora a sua consulta conosco e cuide da sua saúde!