Quando devo procurar o Neurologista?

O Neurologista é o profissional de medicina que se especializou em doenças e desordens do Sistema Nervoso. Esse especialista trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões e fígados) e músculos.

Essa área é muito ampla e complexa, já que o Neurologista pode tratar diversos tipos de doenças e ainda trabalhar em conjunto com outras especialidades médicas, como um psiquiatra.

Os sintomas que mais levam as pessoas a procurar esse especialista são: dores de cabeça, tontura e dificuldades de memória. Mas vamos explicar melhor quando deve ser necessário procurar esse profissional.

Quando devo procurar um Neurologista?

Existem alguns sintomas que podem ser preocupantes caso frequentes no seu dia, e nesses casos procurar um neurologista é de extrema importância. Aqui vai alguns sintomas que podem entrar na sua lista para se preocupar:

Tontura

A tontura pode ocorrer de diversas formas. Os neurologistas tratam esse sintoma de vertigem ou desequilíbrio – a vertigem é quando você sente como se estivesse girando, ou como se as coisas ao seu redor estivessem girando, já o desequilíbrio é quando a pessoa possui dificuldade de se manter em equilíbrio.

Dormência ou Formigamento

Sabemos que esses sintomas são comuns, muitas vezes quando ficamos em uma posição de que corta a circulação sanguínea em determinado lugar do corpo, por exemplo. A questão é quando esse entorpecimento é contínuo, ocorre repentinamente e/ou apenas em um lado do corpo. Esses podem, até mesmo, ser sinais de um derrame, caso em que você precisa de ajuda rapidamente.

Convulsões

Convulsões são súbitas contraturas involuntárias da musculatura, que provocam movimentos desordenados, ou seja, sem qualquer causa óbvia, esse sintoma deve ser examinado por um neurologista.
Problemas de Visão

Dificuldades repentinas de enxergar podem ser causadas pelo sistema nervoso e são um sinal de que você precisa avaliar sua visão. Um oftalmologista pode aconselhá-lo sobre se você deve consultar um neurologista.

Problemas de Memória ou Confusão

A questão aqui não é ter uma super memória e se lembrar de absolutamente tudo, mas se de repente você começou a apresentar problemas extremos de memória (como se esquecer de coisas simples da sua rotina) e até mesmo alterações de personalidade, confusão e problemas de fala é necessário visitar o neurologista. Afinal, esses são sintomas que podem ser causados ​​por distúrbios ou problemas no cérebro, coluna vertebral e nervos.

Problemas de Sono

Conhecemos inúmeras causas óbvias para perder o sono na hora de dormir. Mas alguns problemas do sono são distúrbios neurológicos, como por exemplo a narcolepsia, uma desordem genética crônica sem causa conhecida que afeta o sistema nervoso central do corpo.

Problemas de Movimento

Dificuldade para caminhar, tremores, movimentos não intencionais ou outras complicações do gênero podem ser sintomas de um problema no sistema nervoso. Se esses problemas de movimento interromperem suas tarefas diárias é hora de procurar um neurologista.

Fraqueza

No caso de sentir fraqueza muscular que te afeta fortemente ou um rápido declínio na força muscular, especialmente nos braços e pernas, fique atento. Pode ser causado por uma condição mais grave ou doença do sistema nervoso.

Dor Crônica

Dor crônica é uma dor que dura meses ou até anos. Essa dor pode ser o resultado de uma doença ou lesão, mas quando dura mais que o tempo normal de recuperação, pode se tornar um sintoma de um problema diferente.

Dores de Cabeça

Dores de cabeça podem ser causadas ​​por muitas condições, mas quando os sintomas se tornam severos e contínuos – como enxaquecas, vômitos, alterações na visão, ou até convulsões – pode ser algo bastante preocupante. Se surgir repentinamente ou for agravada pela tensão, é interessante que você se encaminhe para uma consulta com um neurologista.

A importância dos exames de rotina

Muitos dos sintomas abordados acima podem começar após certo tempo de desenvolvimento de alguma doença e quando o paciente os apresentar, muitas vezes ele pode estar em um nível mais avançado de alguma doença. Uma forma de prevenir isso são os exames de rotina que devem ser feitos anualmente, no mínimo.

Fazer um check-up geral da sua saúde é imprescindível para evitar e descobrir doenças logo em seu início. Por isso, o O Doutor sempre recomenda que as consultas e exames de rotina sejam feitos em dia.

Onde encontrar um Neurologista?

No caso de emergências, como convulsões, formigamento e dores de cabeça fortes, todo pronto-socorro possui um profissional de plantão. Ele poderá fazer os primeiros encaminhamentos.

No entanto, nós recomendamos que você procure um médico neurologista de confiança e qualidade, para te atender da melhor forma possível. Além disso, em conjunto com as consultas é comum o especialista pedir a realização de exames específicos e encontrar uma clínica onde você consegue realizar tudo em conjunto facilita a vida do paciente e torna o processo de acompanhamento mais rápido.

Por isso, procure clinicas que oferecem tudo em um único lugar, como a O Doutor, estamos sempre prontos para te receber!

Por |2022-08-03T22:26:05-03:0003/08/2022|Exame, Neurologista, odoutor, Saúde|Comentários desativados em Quando devo procurar o Neurologista?

Compartilhe esta história, escolha sua plataforma!

Ir ao Topo