(84) 98726-2445   Av. Nevaldo Rocha, 3545 - Lagoa Seca, Natal - RN, 59022-385

Segunda a sexta-feira, 7h-18h - Sábados, 7h-12h

BlogExameodoutorSaúde5 sintomas de problemas na tireoide

5 sintomas de problemas na tireoide

Problemas Na Tireoide

A tireoide é uma glândula que se encontra na parte frontal do pescoço e que tem a função de preservar o equilíbrio do organismo. Quando surgem os problemas na tireoide, o que ocorre é justamente o desequilíbrio.

Eles surgem na forma do hipertireoidismo e hipotireoidismo, que levam a diferentes sintomas. O problema é que apesar de ser uma doença relativamente comum, muitos desses sintomas acabam sendo ignorados ou relacionados com outras doenças.

E essa não é a única dúvida que persiste: o que causa a tireoide com problema? Tireoide tem cura? Prosseguindo com o artigo, responderemos todas as questões!

Antes de tudo, o que é a tireoide?

“Hipotireoidismo é uma doença bastante comum, que afeta entre 8-12% dos brasileiros, sendo a maioria idosos e mulheres.” (fonte: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – SBEM)

A tireoide se trata de uma glândula localizada na parte frontal do pescoço, tendo dois lobos num formato que se assemelha a uma borboleta. Em sua forma normal, é praticamente imperceptível ao toque.

O problema é quando ocorre o aumento da tireoide, que pode ser sentida ao toque e leva a vários sintomas. Para entender melhor sobre o aumento, vamos conhecer mais da função da tireoide!

Qual é a função da tireoide?

Como dito antes, a função da tireoide é promover o equilíbrio do organismo. Ela faz isso através da produção e secreção de dois hormônios, T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que regulam as funções de órgãos vitais.

Através dos dois, a glândula se faz presente no:

  • Crescimento e desenvolvimento;
  • Regulação da fertilidade e dos ciclos menstruais;
  • Velocidade do metabolismo;
  • Manutenção do peso;
  • Memória;
  • Concentração;
  • Humor;
  • Controle emocional.

Se há um aumento da tireoide, ou diminuição, os hormônios são liberados de forma excessiva ou em quantidade insuficiente. Com isso, surgem as doenças tireoidinas!

O que causa a tireoide desregulada?

O que causa a tireoide desregulada? Em geral, a maior causa são as doenças autoimunes, pois algumas medicações podem causar alterações na tireoide. Exemplos comuns são a amiodarona, iodo, lítio e drogas de imunoterapia.

Quais são os 5 sintomas de problemas na tireoide?

Quando a tireoide não é mais capaz de produzir os hormônios corretamente, surgem as doenças tireoidianas. Se há hormônios em excesso, chamamos de hipertireoidismo. Se há em falta, chamamos de hipotireoidismo.

Com isso, vários sintomas da tireoide podem surgir – vamos agora conhecer alguns deles!

Cansaço excessivo e agitação

O cansaço excessivo é um dos principais sintomas da tireoide, sendo resultado do hipotireoidismo. A pessoa fala mais devagar, o coração bate com menos intensidade e a energia acaba mais rápido.

Já a agitação é comum no hipertireoidismo, onde a pessoa fica muito agitada, tem um aumento no trânsito intestinal, insônia e até mesmo taquicardia.

Aumento e perda de peso

Em caso de hipotireoidismo, o metabolismo acaba ficando mais lento, o que diminui o gasto de energia e a capacidade do rim de eliminar líquidos. Com isso, há o aumento de peso e inchaços nos braços, pernas, rosto e pálpebras.

Agora, quando é um caso de hipertireoidismo, ocorre a perda de peso repentina, que é vista em conjunto com a queda acentuada do cabelo. Além disso, há sudorese excessiva, olhos saltados e avermelhados e fraqueza muscular.

Pele seca e unhas frescas

Com a baixa produção de hormônios, a pele seca e unhas frescas são alguns sintomas da tireoide que aparecem. Nesse caso, as unhas ficam enfraquecidas e quebradiças, enquanto a pele perde a sua hidratação.

Dificuldade de concentrar

A falta de concentração é um sintoma que surge tanto no hipertireoidismo, quanto no hipotireoidismo. Acompanhada dela, aparece o cansaço e a agitação citados anteriormente, dependendo do tipo de problema na tireoide.

Rouquidão

No hipotiroidismo, a glândula da tireoide acaba aumentando de volume. Como ela se localiza na região do pescoço, é comum que o problema altere a sua voz e cause o problema de rouquidão.

Além disso, se o nódulo apresenta mais de 1 cm, há também desconforto na garganta, engasgo e uma sensação forte de sufocamento.

Problema na tireoide tem cura?

Sim, distúrbio na tireoide tem cura, mas antes de buscar o tratamento, você precisa ter certeza do problema. Para o diagnóstico, podem ser utilizados os seguintes exames:

  • Prova de função tireoidiana;
  • Teste do pezinho;
  • Ultrassonografia;
  • Cintilografia;
  • Punção aspirativa por agulha fina;
  • Tomografia computadorizada;
  • Ressonância magnética.

Descoberto o problema na tireoide (e o seu tipo), o endocrinologista pode passar o tratamento correto para o seu caso.

Quais são os possíveis tratamentos da tireoide?

No caso de hipotireoidismo, o principal tratamento da tireoide é a reposição com T4 sintético. Se for hipertireoidismo, é recomendado o uso de medicamentos para interromper os efeitos ou a produção dos hormônios.

Também é possível realizar a remoção cirúrgica da glândula, que pode ser total ou parcial.

Se estiver sofrendo de tireoidite subaguda, pode ser indicado um medicamento para o alívio da dor. Caso seja um câncer da tireoide, o tratamento varia conforme o tipo e estadiamento do tumor.

Conclusão

Caso identifique alguns dos sintomas de distúrbios na tireoide, é importante que busque imediatamente pelo diagnóstico e tratamento. O hipo e o hipertireoidismo podem trazer severas complicações, como AVC, aumento do colesterol, anemia e até depressão.

Se você não tiver certeza de problemas na tireoide, pode marcar uma consulta na clínica O Doutor. Marque a sua consulta agora e lide imediatamente com essa situação!


  • Inicial
  • Quem Somos
  • Especialidades
  • Exames
  • Blog
  • Contato