Como diferenciar os sintomas da gripe H3N2 da Covid-19?
2022 já começou de maneira assustadora, tendo uma alta de casos tanto para a Covid-19, quanto para a gripe H3N2. Por terem sintomas semelhantes, muitos querem saber qual é a diferença entre a Covid-19 e a Gripe.
Ambas se tratam de doenças respiratórias com sintomas semelhantes: tosse, febre, dores de cabeça e nas articulações. Isso acaba dificultando o diagnóstico correto, assim como o tratamento certo.
Para lhe ajudar a identificar qual é qual nesse cenário de pandemia, aqui vão alguns sintomas da gripe H3N2 e da Covid-19!
Qual é a diferença entre a Covid-19 e a Gripe?
“O maior motivo da confusão entre as duas é o fato de serem ambas doenças respiratórias com sintomas próximos.”
Num momento de pandemia e de surto de Gripe, é bem difícil dizer qual é qual. As duas patologias apresentam sintomas muito parecidos e podem ocorrer em conjunto, se tornando a “flurona” (“flu”, gripe em inglês + “corona”).
Além disso, ambas tem o potencial de causar a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em idosos e imunocomprometidos. Apesar disso tudo, a Gripe H3N2 e a Covid-19 apresentam diferenças que podem lhe ajudar no diagnóstico.
Quais são os sintomas da Covid-19?
Os primeiros casos da pandemia de Covid-19 foram registrados em 31 de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na República Popular da China. A doença se trata de uma nova cepa do Coronavírus que não havia sido identificada antes em humanos.
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda gerada pelo coronavírus SARS-CoV-2, que é potencialmente grave e apresenta elevada transmissão. Os principais sintomas de Covid são:
- Febre;
- Tosse;
- Cansaço;
- Perda do paladar ou do olfato;
- Dores de garganta e de cabeça;
- Desconfortos pelo corpo;
- Diarreia;
- Irritações na pele;
- Olhos vermelhos ou irritados;
- Dificuldade respiratória, dor no peito, perda da fala ou da mobilidade e confusão (sintomas mais graves).
Onde os sintomas da Covid são diferentes?
Se os sintomas apresentados se arrastam por mais tempo, é provável que seja Covid-19. Na pandemia de Covid-19, os infectados apresentam um cansaço e tosse mais persistentes.
Quais são os sintomas da Gripe H3N2?
A gripe H3N2 é uma doença causada pelo vírus H3N2, que é um dos subtipos do vírus Influenza A. Dessa forma, apresenta os sintomas clássicos da gripe sazonal (a mais comum), porém, com o potencial de desenvolver Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Os principais sintomas da Gripe H3N2 são:
- Febre alta (acima dos 38º C);
- Dor de garganta e de cabeça;
- Dor no corpo;
- Tosse;
- Espirros, coriza e nariz entupido;
- Calafrios;
- Náuseas e vômitos;
- Perda de apetite;
- Irritação nos olhos;
Os sintomas são mais intensos nas primeiras 48 horas!
Onde os sintomas da gripe H3N2 são diferentes?
As principais diferenças da síndrome gripal residem na intensidade dos seus sintomas. Por exemplo, a temperatura é mais elevada nos casos de gripe, assim como a tosse seca, coriza e as dores no corpo.
Além disso, a temperatura do corpo se mantém elevada por um tempo mais longo, o que é indicativo de quadro forte da síndrome gripal.
O que ocorre quando há dupla infecção (flurona)?
Os casos da flurona foram identificados pela primeira vez nos Estados Unidos, ainda no primeiro ano da pandemia de Covid-19, segundo a Agência Brasil. Quando uma pessoa contrai as duas doenças, ela apresenta sintomas simultâneos.
Dessa forma, os sintomas que surgem são:
- Febre alta e súbita;
- Dor no corpo;
- Dor nas articulações;
- Tosse;
- Dor de garganta e rinite e/ou sinusite (no caso de infecção pela variante Ômicron).
E é comum ocorrer a coinfecção? Sim. Além do surto de gripe e da pandemia de Covid-19 estarem ocorrendo agora, as duas apresentam a mesma via de transmissão e forma de contágio.
Quais são os cuidados e a prevenção da Covid e da Gripe?
Como as duas doenças funcionam de maneira semelhante, a prevenção da Covid e da Gripe acabam sendo as mesmas:
- Uso de máscara fora de casa, principalmente em ambientes fechados;
- Distanciamento social mínimo de 1,5m das outras pessoas;
- Lavar as mãos frequentemente ou usar o álcool em gel;
- Não promover aglomerações;
- Manter-se em ambiente bem ventilados e arejados;
- Buscar as duas doses da vacina (+ a dose de reforço).
E o que fazer caso surjam os sintomas?
Primeiramente, se isole de maneira imediata em casa (ou num quarto, caso divida o espaço da casa com outras pessoas). Busque a orientação médica por telemedicina para o primeiro diagnóstico.
Os principais exames que podem ser realizados são o SWAB para a Covid-19 e o Painel Viral para a síndrome gripal. Além disso, são adotados alguns fármacos para suavizar os sintomas e é recomendado o repouso.
Conclusão
Com o surto de gripe e a pandemia de Covid-19, todo cuidado é pouco. Por apresentarem um funcionamento semelhante, é importante que continue tomando os mesmos cuidados: evite aglomerações, use máscara e vá atrás das vacinas, quando agendadas.
Agora que sabe a diferença entre Covid-19 e Gripe, se torna mais fácil de realizar o primeiro diagnóstico. Porém, para ter certeza, agende agora o seu teste para Covid na clínica O Doutor e tenha o seu resultado de maneira rápida.