Você sabe a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

Se você tem problemas de saúde mental, deve buscar o psicólogo ou um psiquiatra? Acontece que muitas pessoas não sabem ainda apontar a diferença entre psicólogo e psiquiatra na hora de marcar uma consulta.
Isso não é exatamente um problema, já que muitas vezes o psicólogo e o psiquiatra atuam em conjunto para resolver a doença do paciente. Porém, o que cada um faz para lidar com a situação do atendido por completo?
Prossiga com a leitura do artigo e veja quando deve procurar um psicólogo ou um psiquiatra para o seu caso!
Afinal, qual é a diferença entre o psicólogo e o psiquiatra?
“Apesar de ambos os profissionais lidarem com a saúde mental, a atuação dos dois difere em conceito e aplicação.”
Segundo os dicionários, a psicologia se trata de uma parte da filosofia que aborda a “alma e suas manifestações, além do estudo dos fenômenos psíquicos”. Basicamente, ela é a área da ciência que estuda a mente, o comportamento e as interações físicas/sociais.
Enquanto isso, a psiquiatria se trata da área que promove o estudo e o tratamento das doenças mentais.
Dessa forma, a psicologia é a “ciência da alma”, lidando com o aspecto social e comportamental das pessoas. Já a psiquiatria é a “medicina da mente”, cuidado da parte fisiológica e química relacionada ao cérebro humano.
Sendo assim, o psicólogo e o psiquiatria já diferem em conceito. Porém, as diferenças não param aí!
O que faz o psicólogo e o que faz o psiquiatra?
A primeira diferença prática reside no que faz o psicólogo e no que faz o psiquiatra. O psicólogo apresenta formação acadêmica em psicologia, resultado de 5 anos de graduação.
Com esse conhecimento, o profissional se preocupa em descobrir as causas dos problemas relacionados aos processos mentais, emocionais e comportamentais. Ele utiliza, para isso, técnicas conversacionais sem intervenções medicamentosas.
Enquanto isso, o psiquiatra apresenta graduação em medicina de 6 anos mais uma residência médica na área da psiquiatria de 3 anos. Com esse conhecimento, ele trata os problemas psicológicos focando na avaliação fisiológica e química do cérebro.
A meta do médico psiquiatra é identificar as alterações psicológicas para prescrever medicamentos que reduzam os sintomas. Não é seu papel investigar o lado social e filosófico da saúde mental.
Quais são as áreas da psicologia?
O que faz um psicólogo dentro da psicologia? O profissional pode se formar em mais de uma parte da área, podendo o paciente encontrar a:
- Psicologia escolar;
- Psicologia organizacional e do trabalho;
- Psicologia de trânsito;
- Psicologia jurídica;
- Psicologia esportiva;
- Psicologia clínica e hospitalar;
- Psicopedagogia;
- Psicologia social;
- Neuropsicologia;
Como são os tratamentos?
Tanto o psiquiatra, quanto o psicólogo, são treinados para a psicoterapia, que se trata do procedimento de conversar com o paciente sobre os seus problemas. Porém, a partir da psicoterapia, surgem as diferenças.
Os psicólogos observam de perto o comportamento humano, investigando os padrões de sono e alimentares do paciente. Além disso, eles vão mais a fundo na investigação dos pensamentos negativos, indo atrás da raiz do problema (ou do que contribui para ele).
Enquanto isso, o que faz o psiquiatra? Considerando a presença mais forte da biologia e da neuroquímica, os psiquiatras tendem a realizar o diagnóstico de exclusão. Antes de definirem que há um problema mental, eles realizam alguns exames como:
- De imagens;
- Testes neurológicos;
- Testes psicológicos;
- Outros exames laboratoriais e físicos.
Os exames são realizados para se certificar que o problema não é causado por deficiência de vitaminas ou de hormônios. Após o diagnóstico inicial, os profissionais podem prescrever remédios para o tratamento e reabilitação.
Devo procurar um psicólogo ou psiquiatra onde e quando?
Ambas as áreas precisam de credenciamento para o exercício da profissão: o psicólogo é regulamentado pelos Conselhos Federal e Regional de Psicologia (CFP e CRP). Já o psiquiatra é regulamentado pelos Conselhos de Medicina (CFM e CRM).
O psicólogo pode atuar em consultórios particulares, hospitais, associações esportivas, no SUS e para empresas. Ele trata problemas de:
- Luto;
- Acidentes;
- Estresse;
- Dificuldades no trabalho;
- Problemas de relacionamento;
- Ansiedade e depressão;
- Performance esportiva;
Já o médico psiquiatra atua em hospitais, consultórios particulares, ambulatórios e numa Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ele trata de problemas como:
- Depressão e ansiedade;
- Estresse;
- Esquizofrenia;
- Dependência química;
- Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC);
- Transtornos alimentares;
É possível o trabalho multidisciplinar entre os profissionais das áreas?
Sim, sendo inclusive bastante recomendado. Dependendo do diagnóstico, o médico psiquiatra pode realizar o trabalho em conjunto com equipes multidisciplinares formadas por:
- Psicólogos;
- Médicos neurologistas;
- Fonoaudiólogos;
- Entre outras especialidades.
Um exemplo comum é no tratamento da depressão. Nesse caso, o psiquiatra é responsável por prescrever os medicamentos que aliviam os sintomas. Enquanto isso, o psicólogo ajuda o indivíduo a entender os problemas que levam a esse quadro.
Através dessa atuação conjunta, é possível levar o paciente a um estado onde ele pode lidar com o problema sem o uso de medicamentos.
Conclusão
“Devo procurar um psicólogo ou psiquiatra?”, essa é a pergunta mais comum para pessoas que passam por problemas de saúde mental. A verdade é que você pode contar com a ajuda de ambos os profissionais para lidar com a sua situação.
Agora que sabe a diferença entre o psicólogo e o psiquiatra, entende que a atuação conjunta dos dois pode ser mais benéfica. Se acha que precisa desses profissionais, marque agora a sua consulta com preço popular na clínica O Doutor!