Gastroenterologista: entenda o que é e quando procurar essa especialidade

Dentro da medicina, existem diversas especialidades médicas, que abordam os mais diferentes problemas. O gastroenterologista se trata de um profissional que faz parte de uma delas: a gastroenterologia.

E para que serve a gastroenterologia? Ela se trata de uma especialidade médica que aborda todas as doenças e alterações que ocorrem em todo o trato gastrointestinal. O profissional lida com o processo por completo, da boca até o ânus.

E quando você deve marcar uma consulta de gastroenterologia? Prossiga com a leitura e saiba quando essa especialidade é necessária!

O que faz um gastroenterologista?

“O médico gastro tem o papel de identificar e tratar de todos os problemas que afetam o sistema digestivo.”

A gastroenterologia se trata de uma especialidade médica que estuda todo o funcionamento do sistema digestivo, incluindo a boca, esôfago, estômago, intestinos, fígado e pâncreas.

O médico gastroenterologista é habilitado para realizar diagnósticos e tratar doenças, tendo 6 anos na faculdade de medicina e um programa de residência específico. Para se tornar um, precisa fazer uma prova formulada pela associação da especialidade.

Após a formação, o médico gastro pode atuar com a clínica médica, exames e cirurgia gastroenterológica. Além disso, pode exercer a função em áreas que não são especialidades médicas, mas que se relacionam com a gastroenterologia.

Alguns exemplos são a endoscopia digestiva, hepatologia, nutrição parenteral e enteral e gastroenterologia pediátrica.

Para que serve a gastroenterologia?

Para que serve a gastroenterologia? Bem, o gastroenterologista pode trabalhar em clínicas ou hospitais, realizando consultas, exames, receitas médicas e orientações para o bom funcionamento dos órgãos digestivos.

Dessa forma, o profissional pode lidar com diversas doenças relacionadas à digestão, cólicas intestinais, diarreia, prisão de ventre e dores de estômago.

Quando procurar por um médico gastroenterologista?

Quando você deve marcar uma consulta de gastroenterologia? Há alguns sinais e sintomas característicos de problemas relacionados à digestão. Quando eles surgem, é importante que logo busque por um médico gastro.

Os principais sintomas são:

  • Enjoo;
  • Azia ou sentimento de queimação no estômago;
  • Vômitos;
  • Refluxo;
  • Diarreia;
  • Prisão de ventre;
  • Gazes;
  • Inchaço ou distensão abdominal;
  • Alteração digestiva;
  • Dor abdominal.

Caso sinta algum desses sintomas, é essencial que marque logo uma consulta de gastroenterologia. A partir dela, é possível identificar o problema exato no seu sistema digestivo, produzir um diagnóstico correto e estabelecer um tratamento.

E quais são as possíveis doenças na gastroenterologia?

Gastrite

A gastrite se trata de uma irritação na parede do estômago, sendo uma das principais doenças da gastroenterologia. Ela ocorre por causa do aumento na produção de ácidos gástricos, que acabam corroendo a camada protetora do estômago e causando lesões.

Seus principais sintomas são queimação no órgão, dor, enjoos e má digestão.

Doença do refluxo gastroesofágico

Devido a uma disfunção no esfíncter que conecta o estômago e o esôfago, parte do conteúdo estomacal retorna para o esôfago. Considerando a acidez elevada do conteúdo, ocorrem lesões no tecido do órgão, o que causa:

  • Azia;
  • Queimação;
  • Elevada dor.

Úlcera gástrica

A úlcera gástrica se trata de uma lesão mais intensa que ocorre na parede do estômago e que pode ser causada por:

  • Caso mais grave de gastrite;
  • Bactéria pylori, que acaba colonizando a mucosa do estômago e, consequentemente, causando danos nele.

Seus principais sintomas são as dores fortes e sensação intensa de queimação no estômago.

Pedra na vesícula

Devido à cristalização de sais biliares, podem surgir as pedras na vesícula. Como consequência, ocorrem dores abdominais, vômitos após as refeições e até mesmo o rompimento do órgão (em crises agudas).

Pancreatite

Uma das principais doenças da gastroenterologia, a pancreatite se trata da inflamação do pâncreas, órgão responsável por hormônios como a insulina e o glucagon. Ela surge de maneira súbita e pode permanecer por pouco tempo ou anos.

Suas causas são as pedras na vesícula e o uso crônico do álcool e o seu maior sintoma é a dor forte na barriga.

Hepatite e cirrose

A hepatite e a cirrose são ambos problemas que atingem o fígado. A hepatite pode ter causa viral, alcoólica, medicamentosa ou autoimune. Já a cirrose pode ser causada pela hepatite, alcoolismo ou quadro inflamatório crônico.

Seus principais sintomas são as fezes claras e urina escura, além dos olhos amarelados e do aumento no abdômen.

Intolerância à lactose

Quando o corpo diminui ou para de produzir a enzima responsável pela quebra do açúcar de leites e derivados, a lactase, ocorre essa intolerância alimentar. Isso acaba fazendo com que os açúcares cheguem intactos até o intestino.

Lá, eles são fermentados e transformados em ácido lático, o que causa inchaço abdominal, diarreia, cólica e gases.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável se trata de uma doença inflamatória que causa desconforto abdominal e diarreia. Não apresenta causas bem estabelecidas, mas alimentação, rotina e o estresse são fatores que levam ao desenvolvimento do problema.

Hemorroidas

As hemorroidas são veias inflamadas na região do reto e do ânus, sendo causadas pelo esforço durante a evacuação, gravidez ou excesso de peso. Seus principais sintomas são o sangramento e dores fortes durante a ida ao banheiro.

Câncer no sistema digestivo

Por fim, podem ser realizadas cirurgias gastroenterológicas em casos de câncer no aparelho digestivo. As principais ocorrências são no estômago, esôfago, intestino e fígado.

Como marcar uma consulta de gastroenterologia?

Para marcar uma consulta, você pode procurar por clínicas presencialmente ou digitalmente, caso essa opção de marcação seja oferecida. Não é complicado encontrar especialistas e é possível marcar consultas por um preço baixo.

Se você busca um gastroenterologista confiável, pode marcar aqui na clínica O Doutor, que apresenta preços populares para essa especialidade. Agende uma consulta agora e lide imediatamente com os problemas que afetam o seu sistema digestivo!

Por |2021-12-23T18:09:05-03:0023/12/2021|Gastroenterologista, odoutor, Saúde|Comentários desativados em Gastroenterologista: entenda o que é e quando procurar essa especialidade

Compartilhe esta história, escolha sua plataforma!

Ir ao Topo