Endocrinologia2021-12-13T09:55:10-03:00

Project Description

Endocrinologia

Ramo da medicina que tem por intuito cuidar dos transtornos das glândulas endócrinas, que são responsáveis pela produção de hormônios no corpo, a Endocrinologia trata e descobre problemas na produção desses hormônios, ajudando assim a estabelecer o equilíbrio necessário do organismo.

O endocrinologista é o médico especialista que avalia e trata as alterações metabólicas, hormonais e seu impacto no organismo.

O termo “endocrinologista” tem suas origens no grego, endo = interno e krino = secretar, ou seja, “secreção interna”, em referência aos hormônios do nosso corpo.

Endocrinologia em Natal - Clínica Médica O Doutor

Por que ir ao Endocrinologista?

Muita gente não sabe, mas a Endocrinologia é uma área médica essencial para a nossa saúde e bem-estar, estando diretamente relacionada com inúmeras outras especialidades, como por exemplo a gastroenterologia, dermatologia, ginecologia e cardiologia.

Assim, é sempre válido ressaltar que nossos mais de 50 tipos de hormônios têm uma função primordial no bom funcionamento do organismo para diversas funções, como por exemplo a respiração, crescimento e fertilidade.

Dessa maneira, qualquer alteração hormonal mínima pode acarretar falhas em nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Por isso o endocrinologista é tão importante, pois em casos de problemas endocrinológicos, ele poderá definir um tratamento eficaz, a fim de melhorar o desempenho ou restabelecer as funções normais da produção desses hormônios.

Quais doenças são tratadas por um Endocrinologista?

Como dito antes, o médico endocrinologista analisa e trata doenças relacionadas às glândulas endócrinas e hormônios.

Assim sendo, sua área de atuação é muito ampla e, graças a isso, pode ser procurado para o tratamento de diversas doenças, sendo as mais comuns:

  • Distúrbios da tireoide, como hipo e hipertireoidismo, bócio e tireoidite de Hashimoto;
  • Menopausa;
  • Andropausa;
  • Diabetes;
  • Hirsutismo;
  • Obesidade;
  • Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP);
  • Síndrome de Cushing;
  • Alterações no crescimento, como nanismo ou gigantismo;

Além desses distúrbios citados, o endocrinologista também atua no tratamento de problemas como deficiência de vitamina D, problemas na menstruação, problemas nos testículos, colesterol elevado, distúrbios da glândula suprarrenal e tumores hipofisários.

Quando marcar a consulta com um Endocrinologista?

Fazer consultas ao endocrinologista periodicamente, em qualquer etapa da vida, é de extrema importância.

Por isso, você deve procurar um endocrinologista a qualquer sinal de uma doença endócrina, como é o caso das que foram citadas acima. Quando houver sintomas de disfunção hormonal de qualquer natureza, é necessário marcar a sua consulta com esse especialista.

Na infância, focando na saúde e no desenvolvimento correto das crianças, o endocrinologista pediátrico poderá ser procurado, conforme orientações do pediatra ou por algum sintoma notado pelos pais ou responsáveis, como a desaceleração do crescimento, sobrepeso ou obesidade infantil, puberdade prematura, entre outros.

Na vida adulta, mulheres acima dos 35 anos devem buscar acompanhamento periódico para tratar distúrbios como menopausa, climatério e função tireoidiana, ainda que não haja sintomas.

Mas, independentemente da idade ou fase da vida, é recomendado consultar este especialista se perceber quaisquer alterações em seu organismo e estilo de vida, expressados em situações como:

  • Distúrbios de sono;
  • Ausência de libido ou desempenho sexual irregular;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Alterações anormais de peso;
  • Menstruação irregular;
  • Diagnóstico de diabetes;
  • Se você busca emagrecimento.

Além disso, para se assegurar de que o seu sistema endócrino está em perfeito funcionamento, é recomendado fazer um check-up todos os anos.

Buscando um Endocrinologista? Na O Doutor você encontra uma equipe especializada, pronta para cuidar de você com excelência e atendimento humanizado!

Marque sua consulta
Ir ao Topo