(84) 98726-2445   Av. Nevaldo Rocha, 3545 - Lagoa Seca, Natal - RN, 59022-385

Segunda a sexta-feira, 7h-18h - Sábados, 7h-12h

BlogodoutorO que você prefere: prevenção ou problemão? Entenda a importância de ir a um gastroenterologista regularmente.

O que você prefere: prevenção ou problemão? Entenda a importância de ir a um gastroenterologista regularmente.

Entenda A Importância De Ir A Um Gastroenterologista Regularmente.

Para manter a saúde em dia, é imprescindível cuidar de si. Isso significa se alimentar de forma saudável, praticar atividade física regularmente e dormir bem todos os dias, mas também significa se consultar periodicamente com o médico e fazer exames de rotina.

Nem sempre, porém, sabemos encaixar os sintomas e sinais que estamos sentindo e vendo ou a doença que achamos que temos na especialidade médica correta para analisar o caso. Na verdade, muitas vezes, nem sequer sabemos se existe uma especialidade médica para o que estamos passando.

Saber, contudo, para qual especialista ir é fundamental para garantir um diagnóstico assertivo e um tratamento efetivo. Isso porque cada profissional da área médica trata de doenças diferentes, ainda que elas se correlacionem. Logo, é importante saber diferenciá-los.

Além do mais, o ditado não falha quando diz que é melhor prevenir do que remediar. Precaver-se impede que você enfrente um problema ainda maior no futuro. Na sua lista de prioridades, sua saúde sempre deve vir em primeiro lugar.

Neste artigo, você vai entender o que faz o gastroenterologista, qual a relação dele com as doenças inflamatórias intestinais (DII), como preveni-las e a importância de ir a tal profissional com certa regularidade. Confira!

O que faz o gastroenterologista?

A gastroenterologia é a área médica que lida com todo o funcionamento do aparelho digestivo, incluindo boca, esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado.

Se você quiser entender melhor sobre o assunto, incluindo os principais tipos de doenças que essa especialidade trata e os detalhes relevantes sobre cada uma delas, acesse nosso artigo específico sobre gastroenterologista.

Vale salientar, também, que o gastroenterologista pode ser ainda incumbido a tratar áreas que não são consideradas especialidades médicas no Brasil, mas que são diretamente associadas à a gastroenterologia e necessitam de um médico com formação acadêmica adicional.

Qual a relação do gastroenterologista com as doenças inflamatórias intestinais (DII)?

Popularmente conhecido como “Gastro”, o responsável por todos os transtornos e modificações que atingem o organismo desde a boca até o ânus cuida dos aspectos gastrointestinais, isto é, do consumo do alimento até a sua expulsão por meio das fezes.

Várias doenças estão relacionadas ao gastroenterologista, a exemplo de diarreias, enjoos, prisões de ventre, dores no estômago, cólicas intestinais e outras. Esse profissional sabe perfeitamente o que caracteriza cada uma e a melhor forma de tratá-las.

O “Gastro” possui, inclusive, capacidade e liberdade profissionais para realizar exames e prescrever remédios. Além do mais, ele pode orientar seus pacientes acerca do que devem fazer para preservar a saúde, com os órgãos do abdômen em perfeito funcionamento.

Como prevenir doenças inflamatórias intestinais?

A prevenção de doenças inflamatórias intestinais (DII) está diretamente ligada à prática de hábitos saudáveis e contínuos para o corpo e a mente.

As DIIs são multifatoriais, o que nos permite concluir que elas se relacionam a fatores externos e alimentícios. O melhor conselho é manter uma dieta equilibrada, preferencialmente acompanhada por um médico, rica em fibras, verduras, frutas, cerais e bastantes líquidos.

Além disso, no que se refere a fatores externos, valem algumas dicas: se você fuma, o ideal é excluir o tabagismo da sua vida; se ingere bebidas alcoólicas, o recomendado é que ao menos modere no consumo de álcool; se bebe refrigerante, sugere-se substitui-los por sucos naturais.

Caso já siga uma rotina saudável, mas pense: “Por que, ainda assim, sinto que meu intestino não funciona bem?” Pense se você é do grupo dos que comem depressa. Se sua resposta for positiva, isso pode ser o que está atrapalhando o bom funcionamento do seu sistema digestivo.

Qual a importância de ir ao gastroenterologista regularmente?

As doenças inflamatórias intestinais (DII), em especial a Síndrome de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, são patologias que se desenvolvem quase sempre de modo silencioso, com sintomas que podem durar semanas, meses ou até mesmo anos até que seja feito o diagnóstico delas.

Os primeiros sintomas da Síndrome de Crohn costumam ser dores abdominais e diarreia frequente, as quais geralmente surgem após as refeições. São comuns, ainda, dores articulares (popularmente conhecidas como dores nas juntas), falta de apetite, perda de peso e febre.

A Retocolite Ulcerativa, por sua vez, tende a apresentar inicialmente evacuações diarreicas que frequentemente trazem sangue consigo, além da necessidade urgente de evacuar e do odor fétido característico da doença.

Diante do silêncio de doenças sérias e perigosas, a melhor atitude a ser tomada é monitorar a saúde para garantir a ciência prévia da patologia e o tratamento adequada para ela.

Além do mais, sintomas diversos podem fazer com que se precise ir ao gastroenterologista. Caso o paciente sinta azia, refluxo ou diarreia incomum ou perceba inchaço ou distensão abdominal, deve procurar tal especialista médico imediatamente para obter um diagnóstico preciso.

Indo ao médico indicado, com a antecipação devida, o tratamento será coerente e a resposta a ele será mais efetiva. Quanto mais cedo o paciente se consultar com um especialista, maiores serão suas chances de recuperação e cura.

Considerações finais

Agora você já entende por que é tão importante ir a um gastroenterologista regularmente. A recomendação é que a consulta com esse especialista aconteça ao menos uma vez por ano, seja por causa de sintomas evidentes ou devido a doenças escusas.

Precisa ir a um gastroenterologista e procura um totalmente capacitado? Marque sua consulta na clínica O Doutor! Há 5 anos, atuamos com qualidade e comprometimento no cuidado à saúde de forma acessível.

Agende sua consulta conosco agora mesmo e lide imediatamente com o que afeta o seu sistema digestivo e previna-se de problemas maiores no futuro.


  • Inicial
  • Quem Somos
  • Especialidades
  • Exames
  • Blog
  • Contato